O quiosque contava com cadeiras de madeira dobrável em volta das mesas embutidas do lado externo / Fundação Arquivo e Memória de Santos
Continua depois da publicidade
A Fundação Arquivo e Memória de Santos recebeu, em 2009, uma fotografia rara que mostra o que pode ser o primeiro quiosque de lanches na orla da praia de Santos: a Fructeira Paulista.
A fotografia pertence ao acervo pessoal de Rosineide Gomes de Almeida, neta de José Baltazar Gião, proprietário do estabelecimento.
Continua depois da publicidade
Fundada pelo empresário, o estabelecimento provavelmente operava por volta do século XX e vendia guloseimas, petiscos, bebidas e frutas em uma espécie de trailer.
O local foi apelidado de 'AutoBar' e vendia também alguns itens fabricados na A Leoneza, empresa de pães, tremoços portugueses e cerveja.
Continua depois da publicidade
A Fructeria funcionava apenas com Gião e um funcionário, que estavam sempre bem vestidos e eram muito simpáticos com os clientes.
O quiosque contava com cadeiras de madeira dobrável em volta das mesas embutidas do lado externo.
Na imagem também é possível ver as cabines de banho, que eram estruturas de madeira construídas por empreendimentos hoteleiros na faixa de areia.
Continua depois da publicidade
Nessas instalações, as pessoas podiam colocar trajes de banho para aproveitar a praia.