Diário Mais

Conheça a 'Garganta do Diabo', lugar onde lancha naufragou no litoral de SP

Apesar dos riscos, a beleza natural e a imponência das ondas do lugar continuam a atrair curiosos, aventureiros e praticantes de esportes aquáticos

Fábio Rocha

Publicado em 30/09/2024 às 16:23

Atualizado em 30/09/2024 às 16:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A 'Garganta do Diabo' é uma região fascinante e desafiadora de São Vicente / Reprodução/Youtube Relaxe Viaje Claudio

Continua depois da publicidade

A ‘Garganta do Diabo’ é uma região fascinante e desafiadora situada entre o Ilha Porchat e o Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente. Conhecida por suas grandes ondulações, a área atrai surfistas em busca de aventuras, mas também impõe riscos, sendo alvo de muitas lendas, relatos sobre os perigos naturais e acidentes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com os oceanógrafos Henrique Chaves e Renan Ribeiro, o local é marcado pela presença de bancos de areia que se movimentam ao longo do tempo. Além disso, há uma forte correnteza provocada pelo "efeito de maré e estrangulamento de água", criando condições ideais para a formação de ondas impressionantes, mas ao mesmo tempo oferecendo riscos para quem se aventura no mar.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quais as praias de São Vicente?

• Qual é a origem do nome da Ilha Porchat?

Já Sérgio Willians, presidente do Instituto Histórico Geográfico de Santos, explica que o nome da ‘Garganta do Diabo’ está cercado de lendas urbanas. Uma das mais famosas afirma que o local “engolia” barcos que ousavam passar por lá, alimentando o imaginário popular sobre sua suposta força destrutiva.

Apesar dos riscos, a beleza natural e a imponência das ondas da ‘Garganta do Diabo’ continuam a atrair curiosos, aventureiros e praticantes de esportes aquáticos. O equilíbrio entre aproveitar a adrenalina do local e tomar as devidas precauções é essencial para garantir que a experiência seja emocionante e segura.

Continua depois da publicidade

Acidente

No início da noite de domingo (29), uma pequena embarcação naufragou próximo a Garganta do Diabo, entre a Ilha Porchat e a Praia de Paranapuã, em São Vicente. Ao todo, duas pessoas ainda estão desaparecidas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para lidar com a ocorrência. O barco transportava sete pessoas. Dessas, cinco já foram resgatadas com segurança. Por conta disso, as buscas ainda continuam no local.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software