Diário Mais

Conheça a estrada construída para desafogar a balsa no litoral de SP

A Rodovia Cônego Domênico Rangoni é uma alternativa eficaz ao transporte aquaviário

Fábio Rocha

Publicado em 09/09/2024 às 13:02

Atualizado em 09/09/2024 às 13:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A estrada tinha um objetivo fundamenta, que era aliviar o congestionamento das balsas / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Rodovia Cônego Domênico Rangoni, conhecida também como Piaçaguera-Guarujá, destaca-se como uma das mais importantes e extensas rodovias do estado de São Paulo. Com aproximadamente trinta quilômetros de extensão, a estrada foi inaugurada na década de 1970.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A estrada tinha um objetivo fundamenta, que era aliviar o congestionamento das balsas que faziam a travessia entre Santos e Guarujá. A necessidade de uma alternativa eficaz ao transporte aquaviário surgiu devido ao desgaste e à limitação das balsas existentes na época. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Rodovia do Litoral de SP tem bloqueios programados para esta semana

• Pedágio ficará mais caro em importante rodovia de acesso ao litoral de SP; saiba mais

• Rodovia no litoral de SP tem estrada secreta que leva até cachoeira graciosa

A construção da Cônego Domênico Rangoni visou não apenas a melhoria no fluxo de veículos, mas também a integração de regiões industriais estratégicas, como o complexo petroquímico de Cubatão.

A rodovia começa na Rodovia dos Imigrantes e serpenteia por um dos corredores industriais mais significativos do estado, passando por importantes instalações como a COSIPA (atualmente USIMINAS), Braskem e Unipar Carbocloro. 

Continua depois da publicidade

Um dos marcos notáveis da Cônego Domênico Rangoni é o Túnel dos Quilombos, que representa uma das obras de engenharia mais desafiadoras e impressionantes da rodovia.

Atualmente, a gestão da estrada está a cargo da empresa Ecovias, que possui a concessão por um período de vinte anos. Esta concessão inclui a manutenção e a operação da rodovia, além de melhorias contínuas para garantir a eficiência e segurança do tráfego.

Curiosidade

A construção da Rodovia Cônego Domênico Rangoni envolveu um enorme volume de terra, transportado por uma impressionante quantidade de caminhões. 

Continua depois da publicidade

Para criar a infraestrutura necessária na região de mangue onde a estrada foi construída, foram realizadas cerca de vinte mil viagens, cada uma carregando em média dez toneladas de terra. 

Para se ter uma ideia da magnitude desse esforço, o volume total de terra transportado seria suficiente para encher o Estádio do Maracanã, o maior estádio de futebol do Brasil.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software