Os caracóis são conhecidos por suas conchas espiraladas e por serem terrestres / Freepik
Continua depois da publicidade
Todo mundo já viu um caracol rastejando no jardim, ou a concha de um caramujo na beira da praia. Porém, muitos não sabem a diferença entre esses animais.
Lesmas, caramujos e caracóis são moluscos da classe Gastropoda, que conta com cerca de 75 mil espécies. Apesar disso, eles se diferenciam pela presença de concha, pelo habitat e a alimentação.
Continua depois da publicidade
A concha é composta de carbonato de cálcio, uma substância abundante nos ambientes aquáticos e menos disponível em terra firme.
Os caracóis são conhecidos por suas conchas espiraladas e por serem terrestres. Já os caramujos são aquáticos, com conchas adaptadas ao ambiente aquático.
Continua depois da publicidade
As lesmas se distinguem por não possuírem concha. Esse grupo passou por uma evolução convergente, onde passaram por uma redução ou perda total da concha.
Esse grupo possui espécies com hábitos variados, podendo ser herbívoros, carnívoros, onívoras, detritívoras, necrófagas e até parasitas.
A maioria dos caracóis e lesmas é hermafrodita, assim como os caramujos de água doce.
Já os grupos marinhos possuem espécies hermafroditas e de sexos separados.
Continua depois da publicidade
Os grupos terrestres geralmente possuem hábitos noturnos, se enterrando em locais úmidos durante o dia para evitar dessecação e morte.
Os de água doce costumam ficar nas margens dos rios, para evitar ser levados pela correnteza.
Continua depois da publicidade
Os de ambiente marinho variam de acordo com o grupo.
A maioria dos animais do grupo se locomovem rastejando no substrato.
Continua depois da publicidade
Todos os gastrópodes desempenham funções ecológicas diversas, alguns como predadores, pastadores, filtradores e consumidores de matéria orgânica.