A cidade está contaminada por mercúrio, mas ninguém sequer liga para isso / Rafiuskis Trotamundos/Mochileiros
Continua depois da publicidade
Fundada durante a Febre do Ouro, a cidade de La Rinconada, no Peru, leva dois apelidos nada atrativos: "inferno na Terra" e "paraíso do diabo". Ela fica a 5.100 metros acima do nível do mar, sofre com temperaturas extremas e a média de vida de seus moradores fica na casa dos 35 anos.
Quem vive em La Rinconada hoje são pessoas que sobrevivem da mineração informal. Dizem que o local é cheio de ouro encoberto por suas imensas formações rochosas, e todos os que vão morar lá tem o sonho de ficarem ricas.
Continua depois da publicidade
Somente pelos 5.100 metros acima do nível do mar já é possível imaginar os problemas que seus moradores enfrentam, a começar pelas moléculas de oxigênio, que chegam a apenas 60% do que o corpo humano precisa para funcionar bem. Mas esse é só o começo da dificuldade.
Não há saneamento básico adequado e a mineração ilegal contaminou praticamente todo o solo de mercúrio, o que causa distúrbios cerebrais graves, danos aos rins, infecções pulmonares recorrentes, diarreia com sangue, lesões cutâneas bolhosas, alterações psicológicas dentre outras coisas.
Continua depois da publicidade
Em alguns documentários exibidos pela TV fechada, alguns moradores de La Rinconada dizem que, ficando ricas, poderão sair dali e procurar os melhores médicos e hospitais para tratarem os efeitos graves que a cidade lhes causou. Uma inocência que chega a assustar.
Mesmo com todos os apontamentos e confirmações de que é impossível ter uma vida longa e saudável no lugar, diariamente novos moradores chegam ao local na esperança de encontrar a quantidade certa do ouro que vai transformar as suas vidas para sempre.
E ainda falando em riqueza, você sabia que a pedra mais valiosa do que o próprio outro está dentro dos bois?
Continua depois da publicidade