A presença assustadora tem explicação / Pexels
Continua depois da publicidade
Se você é uma daquelas pessoas que tem pavor de roedores, a cidade de São Paulo precisa passar bem longe do seu roteiro de viagem.
Segundo uma estimativa do Centro de Controle de Zoonoses da Capital Paulista, existem ao menos 15 ratos para cada pessoa que mora no solo paulistano. Em outras palavras, é impossível não ter cruzado com eles.
Continua depois da publicidade
Nessa mesma equação preocupante, São Paulo tem cerca de 165 milhões de ratos espalhados pelo seu território. O número leva em conta a população atual, ou seja, 1.451.999 habitantes, segundo o Censo 2022.
A presença assustadora tem explicação. Cada ratazana pode ter de oito a 12 filhotes por gestação. Outro dado que ajuda na explicação é que novos espécimes chegam a vida adulta rápido e podem acasalar após três meses.
Continua depois da publicidade
A título de comparação, a cidade de Nova York também é conhecida pelos altos números de registros da presença dos animais. Estima-se que para cada nova-iorquino existem sete ratos.
De acordo com especialistas e biólogos, o trabalho de controle precisa ser executado de forma permanente. Só assim será possível evitar um descontrole da população do espécime, o que poderia gerar uma desarmonia em diversos ecossistemas.