Diário Mais
O serviço do INSS inclui todas as mudanças de regras feitas em 2019 para que você não perca as contas
Calculadora do INSS mostra o valor da sua aposentadoria e o tempo de contribuição / Divulgação/Gov.br
Continua depois da publicidade
Visando ajudar você a saber quanto irá receber após se aposentar, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem em seu aplicativo do “Meu INSS”, e em seu site, um serviço que te permite calcular automaticamente o tempo de contribuição necessário e até o valor do benefício.
Chamado de “Simular Aposentadoria”, o serviço permite também saber quantas contribuições faltam para adquirir o direito ao seu merecido descanso, ou quanto tempo falta para atingir as idades mínimas. As informações do InfoMoney.
Continua depois da publicidade
O sistema funciona da seguinte forma: são sete cálculos diferentes para acesso à aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
É importante lembrar que a calculadora já está adaptada às novas regras implementadas desde a última reforma da Previdência, em 2019.
Continua depois da publicidade
Mas, caso algum dado incorreto seja constatado ou se surgirem dúvidas, é sempre melhor advogado especializado em direito previdenciário.
A Calculadora do INSS faz uma busca automática de todos os vínculos do segurado no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Caso algum contrato de trabalho ou carnê não seja encontrado, existe a opção de incluir manualmente.
Continua depois da publicidade
Ficou curioso? Para consultar o direito ao benefício é simples. Basta seguir o passo a passo abaixo para usar a calculadora da aposentadoria:
Baixe o aplicativo “Meu INSS” no seu smartphone, ou entre pelo site do pelo computador;
Você vai precisar também acessar sua conta no Gov.br com o login e senha;
Dentro do sistema, clique em “Simular Aposentadoria”;
Automaticamente é gerada a simulação considerando as regras anteriores e as de transição; e por tempo contribuído e idade, além do valor do benefício;
Confira seus dados e veja o demonstrativo que simula as condições; isso não garante direito ao benefício, mas já dá uma ideia do que é necessário;
Caso falte algum dado, é possível alterar e incluir informações no próprio demonstrativo, como idade e o tempo de contribuição. Em seguida, clique em recalcular. Mas lembre-se que podem ser pedidos todos os documentos para comprovação desses períodos, além da identificação dos dados pessoais do requerente;
Quando a simulação indicar que atingiu os requisitos em alguma categoria, o segurado pode entrar com o pedido no INSS para saber se, de fato, pode receber o benefício.
Continua depois da publicidade