O trabalho deles era voluntário e convertia muitas pessoas ao cristianismo / Reprodução
Continua depois da publicidade
O Dia de São Cosme e Damião é celebrado nos dias 26 e 27 de setembro no Brasil. Os santos são padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e crianças, e são cultuados por diferenças crenças no Brasil.
Segundo as crenças, os irmãos operavam como médicos e ficaram conhecidos por realizarem milagres, como a cura de paralíticos e de pessoas cegas. O trabalho deles era voluntário e convertia muitas pessoas ao cristianismo.
Continua depois da publicidade
Cosme e Damião viviam em uma época difícil para os cristãos e eram perseguidos por Lísias, governador da Cilícia.
Eles teriam sido presos e condenados à morte. Na história, porém, eles teriam sobrevivido a todas as tentativas de matá-los e, por fim, foram decapitados e enterrados em Círio, na Síria.
Continua depois da publicidade
A devoção a São Cosme e Damião passou por sincretismo religioso no Brasil. Por isso, religiões de matriz africana também os cultuam.
Diferente do catolicismo, porém, o dia dos santos é celebrado no dia 27 de setembro. Além disso, por serem vistos como protetores das crianças, é comum dos templos distribuírem doces para os pequenos.
Você vai precisar de uma imagem de São Cosme e Damião, um papel branco, um lápis, sete bombons de chocolate sem o papel, um pratinho de louça branco e 21 velas coloridas, exceto preto e vermelho.
Continua depois da publicidade
Escolha um local da casa em que colocará a simpatia. Então, acenda uma vela ao lado da imagem. Depois, escreva o nome da criança no papel sete vezes, coloque no prato e disponha os bombons sobre ele. Ofereça a São Cosme e Damião e coloque o prato aos pés da imagem, reforçando o seu pedido para que a criança se acalme.
Deixe a simpatia no mesmo lugar por 21 dias, sempre acendendo uma nova vela. Terminado os 21 dias, pegue o prato com os bombons e deixe-o ao pé de uma árvore florida.
Você vai precisar de uma vela rosa, um lápis, um papel branco e mel. Acenda a vela para São Cosme e Damião. No papel, escreva que você quer um relacionamento amoroso, sem colocar o nome de ninguém e apenas focando no amor. Dobre e coloque-o com a vela acesa. Jogue mel sobre o papel e faça uma oração pedindo para os santos um novo amor.
Continua depois da publicidade
Deixe a vela queimar até o final, tomando cuidado para não queimar o papel. Depois, descarte normalmente o papel.
Você vai precisar de um bolo, dois refrigerantes, uma vela rosa e uma vela azul. Para pedir a São Cosme e Damião pela cura de doenças, basta fazer um bolo, focando toda a sua fé no desejo enquanto prepara o doce. Depois, entregue aos santos em uma praça ou jardim com os refrigerantes e as velas acesas - com cuidado para não causar incêndios.
Ofereça tudo a Cosme e Damião, pedindo pela cura da enfermidade e depois siga sem olhar para trás.
Continua depois da publicidade
Você vai precisar de duas moedas e duas balas Coloque as moedas e as balas debaixo de uma árvore, em um parque, e ofereça-as aos santos. Faça um pedido com fé e amor no coração, e reze uma Ave-Maria.
Você vai precisar de doces variados. No dia de São Cosme e Damião, coloque doces como oferenda aos santos em algum lugar especial da casa e decore o seu lar como um lugar que receberá crianças. Depois, ore para os santos e peça boas energias.
Você vai precisar de uma chupeta rosa, uma chupeta azul, uma vela rosa e uma vela azul. Coloque as chupetas perto das velas. Acenda as velas e as deixe queimar até o fim, pedindo a Cosme e Damião que consagrem as chupetas para que elas atraiam sorte, proteção e prosperidade durante todo o ano.
Continua depois da publicidade