O navio precisa estar totalmente preparado para todo tipo de situação / Pexels/Maurício Mascaro
Continua depois da publicidade
Essas grandes embarcações, preparadas para oferecer todo o conforto, segurança e comodidade aos passageiros, possuem diversas peculiaridades que ninguém nunca ouviu falar.
Como as viagens duram alguns dias ou semanas, o navio precisa estar totalmente preparado para todo tipo de situação, e algumas podem ser consideradas grandes peculiaridades.
Continua depois da publicidade
Considerada uma das peculiaridades mais interessantes, essas embarcações são obrigadas a terem um necrotério, além de sacos extras para serem depositados cadáveres em casos de emergência.
Então, embora sejam lugares com diversão garantida, não é incomum que ocorra algum falecimento a bordo.
Continua depois da publicidade
O necrotério dos cruzeiros geralmente é um pequeno compartimento refrigerado no deque mais baixo da estrutura.
Quando alguém morre a bordo, as autoridades são notificadas e uma equipe médica move o corpo para o necrotério.
Na maioria das vezes, o cadáver é retirado na próxima parada da viagem.
Continua depois da publicidade
O navio de cruzeiro é abastecido com água potável antes de cada viagem, mas essa água é utilizada apenas na cozinha.
O restante da água presente a bordo é dessalinizada, o que significa que bombas próprias retiram a água por meio de aberturas nos cascos do navio diretamente do mar para os tanques de dessalinização.
Depois da captação, a água é tratada para ser usada de forma segura a bordo, em torneiras, descargas, piscinas e outros.
Continua depois da publicidade
Os navios não possuem forças policiais, porém os passageiros, se violarem o código da companhia ou forem considerados uma ameaça, podem ser colocados em celas pelas equipes de segurança do cruzeiro.
No geral, a cela é uma pequena sala com uma cama e um banheiro, mas sem grades, e, dependendo do crime, o passageiro pode permanecer no local até ser entregue às autoridades.
Pessoas embriagadas ou que causem confusão também podem ser detidas, mas neste caso elas ficam trancadas nas próprias cabines.
Continua depois da publicidade
O capitão é a autoridade máxima do navio e a bandeira do navio define a legislação seguida a bordo.
Cruzeiros, além de possuírem diversos bares, também disponibilizam aos passageiros pacotes de consumo de bebidas alcoólicas pagos à parte, o que pode acabar sendo um gatilho para quem está lutando contra a dependência.
Então, uma das curiosidades sobre cruzeiros que poucas pessoas sabem, é que muitas companhias oferecem encontros dos Alcoólicos Anônimos diariamente como uma forma de ajudar esses passageiros.
Continua depois da publicidade
Os encontros geralmente ocorrem em bibliotecas ou locais silenciosos, para que as pessoas se sintam confortáveis e mantenham o anonimato.
No navio, todo o lixo é definido em duas categorias: lixo negro, que inclui detritos hospitalares e dos banheiros, e lixo cinza, que seria todo o resto.
Então, de acordo com as leis brasileiras, o lixo cinza pode ser jogado ao mar, com a condição de que a embarcação esteja a no mínimo 22 km da costa. Já o lixo negro deve ser tratado até virar cinzas, para então ser despejado.
Continua depois da publicidade