Diário Mais

Conheça 3 passeios de trem 'inesquecíveis' para fazer sem sair de SP

Roteiros do Interior de São Paulo incluem não só belas paisagens, mas paradas históricas e cabines 'all inclusive'

Luana Fernandes

Publicado em 16/10/2024 às 16:29

Compartilhe:

Maria Fumaça de Campinas tem trajeto completo de 3h30 / Divulgação

Belas paisagens, serviço de bordo e paradas em cidades históricas. Ingredientes perfeitos para quem curte conhecer novos lugares de formas diferentes. E o passeio de trem pode proporcionar tudo isso. 

Em São Paulo, três rotas encantam turistas e estão disponíveis para quem deseja se aventurar em um clima agradável e cheio de nostalgia. O interior do Estado é o principal destino para esses passeios, mas não estão muito distantes da Capital ou do Litoral de SP.

Confira a seguir 3 passeios de trem inesquecíveis disponíveis em São Paulo:

Trem de Guararema

Com saídas aos fins de semana e feriados, os viajantes podem usufruir de um trajeto com belas paisagens e muito verde no Trem de Guararema. Operado pela Regional Sul de Minas da ABPF, o trem parte da estação central de Guararema, Km 426 do Ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, e segue em direção a estação Luís Carlos, localizada no Km 433 da ferrovia, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta). São quase 7km de passeio.

As saídas acontecem aos sábados, com partida às 14h30 e chegada às 16h30. Aos domingos, são duas partidas: às 10h com chegada às 12h e às 14h30 com chegada às 16h30. A programação para feriados está sujeita a confirmação.

A Estação de Guararema, construída em 1891, foi totalmente restaurada e conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação. O destino final da viagem é a Estação de Luis Carlos, datada de 1914. Ela também foi restaurada em 2011 e compõe com a revitalizada Vila de Luis Carlos, um cenário especial para uma verdadeira volta ao passado. O local conta com comércio típico para atender aos visitantes.

Há duas opções de ingressos: Classe Turística e Caboose (onde os passageiros viajam nas varandas). Nestas cabines não há alimentação inclusa. Para quem deseja um passeio all inclusive com comida e bebida, o ingresso deve ser para o vagão Carro Restaurante ou Carro Salão Bar.

O passeio tem duração total de duas horas, que inclui todo o trajeto de Guararema a Luís Carlos, parada na vila para visitação e retorno a Guararema. A partida sai da Rua Dr. Falcão, 4, no Centro da cidade.

Trem da República

Passear no Trem da República é como fazer uma verdadeira viagem no tempo. Não apenas pela experiência saudosa e emocionante que é andar de trem, mas por tudo que a Estrada de Ferro Ituana (Ytuana) representa para a história do nosso país.

A revitalização da ferrovia e a implementação de um novo passeio de trem já eram um grande desejo dos moradores e visitantes da região. No passado, ela ligava Itu à São Paulo Railway, em Jundiaí.  

Em dezembro de 2020, o Grupo Serra Verde Express, empresa concessionária dos trens turísticos do Paraná, reinaugurou o trajeto ferroviário entre Itu e Salto com a implementação do Trem da República.  

Há três anos, o Trem da República promove o desenvolvimento através do turismo, aquecendo a economia local e fortalecendo a memória sobre a importância histórica que a região exerceu na Proclamação da República no Brasil.

Para desfrutar de uma experiência ainda mais rica e dinâmica, as passageiras e passageiros do Trem da República percorrem o trajeto curtindo diversas intervenções artísticas, que proporcionam uma imersão divertida nos acontecimentos da época. 

Além disso, dois dos quatro vagões do comboio fazem menção a esse período histórico do Brasil: o vagão Prudente de Moraes e o vagão Dona Olímpia. 

O passeio garante memórias incríveis, de cenas que se passam tanto do lado de dentro, quanto do lado de fora dos vagões. Com sete quilômetros de extensão, o percurso revela os detalhes da natureza que contorna a ferrovia, proporcionando paisagens bucólicas e únicas.  

As opções de ingresso disponíveis para este passeio são Categoria Boutique, Categoria Turística e Categoria Panorâmica (esse último é um vagão todo aberto e ao invés de poltronas conta com banquetas altas junto às mesas de bistrô).

É possível pegar o trem na estação de Salto, na Praça Álvaro Guião, 112, quanto na estação de Itu, na Praça Dr. Gaspar Ricardo, 50, em Liberdade, Itu.

Maria Fumaça Campinas

O passeio de trem Maria Fumaça é uma atividade que não pode passar em branco estando em Campinas. Saindo com destino a Jaguariúna o passeio de trem passa por paisagens magníficas através de fazendas de café, áreas de preservação, pontes sobre o Rio Atibaia, Rio Jaguari, estações antigas e muitas outras belezas, onde inclusive foram filmadas várias novelas e filmes.

Um belo passeio em um trem histórico, com o famoso apito e a fumaça do motor a vapor passando pela janela.  As saídas acontecem aos sábados, domingos e feriados. O trem sai da Estação Anhumas, em Campinas, ao lado do Carrefour D. Pedro, na Rua Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1501, no Jardim Madalena. A localização exata e rotas para GPS são enviados no voucher, após a finalização da reserva.

O passeio dura aproximadamente 3h30 (ida e volta). O trem fica parado por, aproximadamente, 1h20 na estação de Jaguariúna. O tempo é suficiente para passear pela região ou até mesmo almoçar em algum dos restaurantes da estação.

Entre as opções de ingresso estão os passeios com alimentação inclusa como Happy Hour e o Café Magnifíco. E claro, o passeio clássico sem alimentação em que você pode optar por fazer meio passeio ou o trajeto completo.

Você pode tanto pegar o trem na estação de Campinas - na Avenida Dr. Antônio Duarte Conceição, 1501 - quanto na estação de Jaguariúna - na Avenida Jaguary, 600.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Vazamento de esgoto causa mau cheiro em praia do litoral de SP

A praia do bairro Maracanã, em Praia Grande, está sofrendo com o mau cheiro causado pelo vazamento de uma tubulação de esgoto

Nacional

Novas regras para o Pix começam a valer em 1° de novembro; saiba mais

Para torná-lo mais seguro, o mecanismo de transferências Pix sofreu algumas alterações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter