País mais procurado por aposentados brasileiros é Portugal / Pexels/Huy Phan
Continua depois da publicidade
Quando a tão sonhada aposentadoria chega, a vontade de viver uma vida diferente aparece. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento saudável, os 60+ sonham em curtir e usufruir bens conquistados com um ingrediente especial: qualidade de vida.
É crescente o número de aposentados brasileiros vivendo no exterior. Dados levantados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) apontam que cerca de 5 milhões de brasileiros vivem fora do País.
Continua depois da publicidade
Mesmo escolhendo lugares diferentes do mundo, os motivos para imigrar para outro país são os mesmos: qualidade, segurança e baixo custo de vida.
No entanto, a advogada internacionalista especialista em planejamento migratório, Rita Silva, acredita que outros fatores precisam ser pesados na decisão.
Continua depois da publicidade
“Os idosos devem considerar fatores como cultura, língua, acesso a serviços médicos e facilidade para obter vistos. Outro fator a ser analisado é se o Brasil tem acordos bilaterais ou multilaterais com o país de destino, pois isso facilita as questões tributárias”, diz ela.
Confira a seguir uma lista com os 10 país mais procurados por aposentados brasileiros para morar, de acordo com a consultoria de recolocação profissional Moving to Spain.
1º – Portugal
2º – Espanha
3º – Itália
4º – Grécia
5º – Bulgária
6º – França
7º – Eslovênia
8º – Croácia
9º – Malta
10º – Irlanda
Continua depois da publicidade
O estudo analisou oito fatores determinantes como o valor dos imóveis (compra e locação), facilidade para obter vistos permanentes no país, orçamento mensal, adaptação, acesso e qualidade dos serviços de saúde, desenvolvimento, governança e clima.
A Europa é a região mais procurada pelos brasileiros, por conta da facilidade de adaptação, já que temos muitas famílias imigrantes aqui no Brasil, sendo também mais fácil a retirada de vistos permanentes. Outra vantagem é a facilidade de locomoção entre os países, já que dentro da União Europeia é possível viajar sem a necessidade de visto ou passaporte.
Continua depois da publicidade