Diário Mais

Confira se sua cidade está entre as melhores para se viver do Brasil; veja ranking

Regiões Sul e Sudeste concentram cidades com melhor IDH; cidade do Litoral de SP está na ranking

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2024 às 18:03

Compartilhe:

Santos tem o 6º melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil / Divulgação

Você ama a sua cidade? Gosta de viver nela? Mas será que ela tem um bom Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)? Existem cidades no Brasil que despontam neste quesito e apresentam bom indicadores.

No Litoral de São Paulo, uma cidade se destaca: Santos, em 6ª colocação. Levando para o âmbito estadual, mais duas cidades do Estado de São Paulo estão na lista, incluindo o primeiro e segundo: São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, respectivamente. As regiões Sul e Sudeste se destacam no ranking, com cidades ocupando 9 entre as 10 melhores. Apenas Brasília, na região Centro-Oeste, sai deste eixo.

O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) na década de 1990 como forma de entender a qualidade de vida das pessoas.

Até então, muitas das análises realizadas tanto no setor público quanto privado tinham como foco indicadores econômicos que nem sempre levavam em consideração determinados fatores sociais que afetam os países.

Sendo assim, o IDH é uma referência para definição de projetos de cooperação internacional, iniciativas sociais ou mesmo segmentação de nichos mercadológicos. Ele avalia três principais pilares – saúde, educação e padrão de vida – sobre os quais abordaremos nos próximos tópicos.

Além dos dados da Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), é possível saber também o Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDHM), informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adaptando os indicadores globais às especificidades do país.

As 10 melhores cidades para se viver no Brasil

Quando consideradas cada uma das cidades, o ranking com as que mais se destacam e suas respectivas médias são:

  1. São Caetano do Sul, SP – 0,862
  2. Águas de São Pedro, SP – 0,854
  3. Florianópolis, SC – 0,847
  4. Vitória, ES – 0,845
  5. Balneário Camboriú, SC – 0,845
  6. Santos, SP – 0,840
  7. Niterói, RJ – 0,837
  8. Joaçaba, SC – 0,827
  9. Brasília, DF – 0,824
  10. Curitiba, PR – 0,823

Ao todo, 1.933 municípios são classificados com um IDH alto ou muito alto, o que é possível observar em verde no mapa abaixo – enquanto os tons em amarelo mostram onde esse resultado é médio e, em vermelho, baixo ou muito baixo:

Como é calculado o IDH do Brasil?

O IDH do Brasil segue o mesmo padrão dos outros países, uma vez que são acompanhados os mesmos critérios para obter uma média geral de desenvolvimento.

Os dados considerados nesse indicador são:

  • Expectativa de vida da população;
  • Média e anos esperados de escolaridade;
  • Renda per capita e poder de compra.

A partir dessas informações, é realizado um cálculo estatístico no qual o resultado pode variar de 0 – sendo este o mais baixo – a 1 – que é o mais alto.

Essa avaliação é divulgada anualmente, possibilitando às organizações acompanharem o crescimento ou diminuição da qualidade de vida ao longo do tempo, identificando desafios e oportunidades de atuação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Radar 'anti-migué' será instalado em quase todo país; saiba como não ser multado

A novidade chegou primeiro à cidade de São Paulo e a Curitiba

Cotidiano

Balsa é paralisada por conta da neblina

A grande alternativa para quem tem um compromisso pela manhã é se aventurar nas catraias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter