Daniel Y. Motoyama, de 15 anos, é aluno da rede estadual de SP / Reprodução/Governo de SP
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A partir de uma escuta ativa no primeiro ano de gestão e em resposta à demanda de estudantes e professores, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) ampliou, em 2024, 60% do tempo destinado à aprendizagem de Língua Portuguesa e 70% à Matemática para o Ensino Médio.
Em Matemática, os resultados da Prova Paulista — a avaliação bimestral da rede — apontam evolução das notas na disciplina. Do primeiro bimestre para o terceiro bimestre deste ano, a evolução nas notas foi de mais de 13 pontos percentuais.
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Já em Língua Portuguesa, o avanço foi de 10,2 pontos percentuais na comparação entre os acertos do primeiro bimestre e terceiro bimestre da Prova Paulista entre os estudantes do Ensino Médio.
Outra novidade em 2024 foi a inclusão de aulas de Educação Financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.
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Para valorizar o aprendizado em Matemática e Língua Portuguesa e exaltar a dedicação dos estudantes, a Educação criou, neste ano, de forma inédita, a Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) e a Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais (Redasp).
Pelas duas olimpíadas, mais de 250 mil estudantes foram premiados em 2024 com medalhas de ouro, prata e bronze. Para os melhores alunos de matemática, a Educação ofereceu ainda um curso exclusivo preparatório para a participação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), com resultados que ainda serão divulgados.
Para 2025 a Seduc-SP já definiu a adequação da matriz curricular do Ensino Médio em consonância com a Política Nacional do Ensino Médio (lei nº 14.945/2024), aprovada em julho, e que adequa a carga horária da formação básica geral para 2.400 horas e itinerários formativos para 600 horas.
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Com as mudanças, os alunos da 3ª série terão um aumento de 78% do tempo das aulas de Língua Portuguesa e de 33% de Matemática. Não há mudanças nos itinerários formativos, que seguem com três opções de áreas, duas acadêmicas, exatas e humanas, e a técnica profissional.
A novidade é a inclusão de mais duas disciplinas na matriz curricular da rede estadual de São Paulo. Alunos da 3ª série do Ensino Médio e também do 9º ano do Ensino Fundamental terão por semana mais duas aulas de orientação de estudos de Matemática e outras duas de orientação de estudos de Língua Portuguesa.
A disciplina de Educação Financeira, incluída no currículo paulista a partir deste ano, também será redefinida entre os anos e séries. Agora as aulas focadas no aprendizado de Matemática e em como os estudantes podem construir uma relação melhor com o dinheiro ao longo da vida será obrigatória na grade do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Além disso, a aula de leitura e redação será ofertada a todas as séries dos anos finais do Fundamental.
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*Com informações da agência do Governo de SP