Além do prejuízo financeiro, perder o celular pode comprometer sua segurança digital / Reprodução/AI
Continua depois da publicidade
Quem está se preparando para curtir os famosos blocos de rua em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já está pensando na roupa confortável para aguentar o calor, o sapato certo e até a forma que vai manter a bebida gelada. Mas também é necessário pensar em como vai manter o celular seguro durante a folia.
Em São Paulo, este ano, serão 767 blocos desfilando pelas ruas da Capital, não apenas nos dias oficiais de Carnaval, mas também no pré e pós-folia, até 9 de março. Em meio a tanta euforia, é importante ficar atento: o risco de furtos e roubos de celulares aumenta consideravelmente nesta época.
Continua depois da publicidade
Só no ano passado, a capital paulista registrou cerca de 502 celulares roubados ou furtados por dia de festa, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Além do prejuízo financeiro, perder o celular pode comprometer sua segurança digital. Afinal, o aparelho guarda informações pessoais, dados bancários e acesso às redes sociais. Criminosos sabem disso e usam técnicas para desbloquear aparelhos depois de furtados e aplicar golpes.
Continua depois da publicidade
Para aproveitar o carnaval com tranquilidade e segurança, a reportagem do Diário do Litoral preparou 5 dicas essenciais antes de sair de casa:
Discreto e seguro: Evite usar o celular em locais muito movimentados. Se precisar usá-lo, faça-o rapidamente e guarde-o em bolsos internos e de difícil acesso.
Rastreamento ativado: Ative recursos como "Buscar meu iPhone" ou "Encontre meu dispositivo". Eles podem ser a chave para recuperar seu aparelho em caso de perda ou roubo.
Continua depois da publicidade
IMEI anotado: Anote o IMEI do seu celular. Esse número é a identidade do seu aparelho e facilita a localização em caso de roubo. Você pode encontrá-lo discando *#06#.
Seguro é a uma boa opção: Um seguro de celular oferece proteção contra roubo, furto qualificado, danos acidentais e muito mais. Com ele, você tem a tranquilidade de saber que estará amparado em caso de imprevistos. É um investimento que vale a pena!
B.O. e contato com a seguradora: Em caso de furto ou roubo, registre um boletim de ocorrência imediatamente e entre em contato com sua seguradora para acionar o seguro.
Continua depois da publicidade
De acordo com estudo da companhia de segurança digital F-Secure, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de furtos e roubos de celulares, atrás apenas da Índia. Cerca de 25% dos brasileiros já tiveram algum problema com seus dispositivos móveis.
No Litoral de São Paulo, um ranking aponta os bairros mais perigosos de Praia Grande, uma das cidades que mais recebe turistas durante o Carnaval. A reportagem do Diário do Litoral também preparou uma lista com os bairros onde mais acontece este tipo de delito no Litoral.
Marcelo Baseoti, gerente da Minuto Seguros, explica que, na era da hiperconectividade, o celular se tornou uma extensão de nós mesmos e, durante o carnaval, com a alta temporada e a grande concentração de pessoas num só lugar, a cidade acaba se tornando palco para roubos e furtos. "Enquanto buscamos soluções sociais, o seguro é a opção mais viável para proteger seu patrimônio e garantir tranquilidade", completou.
Continua depois da publicidade
O especialista ainda recomenda evitar o uso de bolsas grandes e se precisar utilizar o celular que opte por locais que ofereçam algum tipo de proteção como batalhões policiais, blitz, rondas e afins ou então que seja longe de grandes aglomerações.
"O valor de um seguro de celular é muito menor do que o prejuízo de ter que comprar um novo aparelho, principalmente com os preços atuais", disse. "Além disso, você resolve tudo de forma rápida e prática, sem burocracia. É a garantia de que você estará amparado em qualquer situação", finaliza.