Diário Mais
Região é formada por muitos migrantes nordestinos; muitos deles investiram em comércios para mostrar a gastronomia do local de origem
Restaurantes do Litoral de São Paulo investem em cardápios cheios de referências nordestinas / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Boa parte do Litoral de São Paulo foi construída sob as raízes e o trabalho de nordestinos migrantes ao Estado atrás de oportunidades. Famílias inteiras misturaram suas tradições aos costumes caiçaras e estruturaram suas bases em terras litorâneas. E é assim até hoje.
Segundo o Censo de 2022, a maioria dos nordestinos da Região estava em Bertioga: 28% da população da Cidade. Este posto já foi de Cubatão, que hoje fica em segundo lugar com 26%. As cidades são seguidas por Guarujá, com 19%; Praia Grande, com 17%; São Vicente, com 16%; Itanhaém e Peruíbe, empatadas com 14%; Mongaguá, com 12% e Santos, com 11%.
Continua depois da publicidade
Não é à toa que restaurantes nordestinos tradicionais mantêm raízes fincadas no Litoral paulista e novos estabelecimentos cultuando o Nordeste surgem nos principais centros gastronômicos da Região.
Para te ajudar a matar a saudade da culinária nordestina, a reportagem do Diário do Litoral listou os 5 restaurantes nordestinos mais famosos da Baixada Santista. Escolha qual vai ser a pedida neste fim de semana de inverno perfeito para um prato cheio de dendê e pimenta:
Continua depois da publicidade
Este é tradicional no Litoral de São Paulo. Há 35 anos, o Restaurante Itabaiana - que fica na Rua Frei Gaspar, 3267, na Cidade Naútica, em São Vicente - recebe fãs da culinária nordestina com louvor. Por trás de tanto amor ao Nordeste só poderia ter um migrante. É Valdir Antônio Andrade, o caçula de 11 irmãos, nascido em 1960 no Sertão Baiano.
Empreendedor desde menino - ele vendia ovos na vizinhança aos 8 anos -, Seo Valdir veio para São Vicente em 1976 para trabalhar no extinto Restaurante Boa Vista. Só em 1989 que ele resolveu assumir a Mercearia e Casa do Norte Itabaiana, transformando-a também em restaurante. Há quinze anos, ele lançou o Escondidinho de Carne Seca (carro-chefe do restaurante), fazendo do local o primeiro restaurante a servi-lo na Baixada Santista.
Um dos mais novos que surgiu na Região, o Rota Nordestina tem a bagagem amparada na tradição nordestina. Por lá, outro nordestino comanda: Gabriel S. Sousa, natural de Tucano, na Bahia. Ele saiu de sua cidade natal aos 16 anos para trabalhar no restaurante do tio, já tradicional no segmento nordestino na Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
"Iniciei minha carreira como copa, logo após garçom. Algum tempo depois, passei a me especializar na gastronomia tradicional nordestina. Surgiu então a oportunidade de ser sócio de um restaurante do mesmo segmento, o qual durante 5 anos atuei e alimentei ainda mais meus conhecimentos, experiências e gosto pela minha cultura", explica o comerciante.
Hoje, ao lado da esposa, criou o Rota Nordestina com as próprias características e prometendo um novo conceito do ramo na Região. O restaurante fica na Av. dos Bancários, 151, na Ponta da Praia, em Santos.
Apesar de ter um cardápio bem brasileiro e diversificado, o Bodegaia entrega as origens só de olhar os pratos e os ingredientes utilizados em porções e drinks. Comidas típicas nordestinas, porcões apimentadas e bem temperadas, além do famoso drink com rapadura. Impossível não lembrar do Nordeste ao visitar o local, que fica na Rua República Argentina, 80, Pompéia, em Santos.
Continua depois da publicidade
Mais uma opção tradicional em gastronomia nordestina na Região. São três unidades espalhadas entre Santos - Rua Alexandre Martins e Rua Constituição - e São Vicente - na Praça Primeiro de Maio -, com cardápios recheados de pratos típicos do Nordeste com destaque para o Baião de Dois, que não só traz o sabor do alto do País como também tem um toque de tempero baiano.
"O Nordeste em Santos". É assim que o Ôxe Bar se define. Com ambiente bem colorido e com decoração inspirada na cultura nordestina, o bar capricha nas referências no cardápio e nos drinks criados pela casa. O Baião de Dois fica ainda mais bonito com a gravura de Luiz Gonzaga de fundo, além dos drinks especiais finalizados com rapadura. O restaurante fica na Avenida Siqueira Campos, 606, em Santos.
Continua depois da publicidade