As baratas voadoras são capazes de causar pânico em muitas pessoas / Foto de Erik Karits/Pexels
Continua depois da publicidade
Parece que não são só os ratos que adoram o verão. As baratas, que por si só causam nojo e repulsa em muita gente, surgem em maior quantidade. E, para aumentar o desespero, as que tem asas também adoram entrar pelas janelas e portas iguais a um foguete.
Há quem grite, quem pegue vassouras, inseticidas, se esconda debaixo da cama ou corra para fora de casa. Fato é que as baratas voadoras não deveriam ter entrado na Arca de Noé. Mas, já que entraram, foram salvas e se multiplicaram, o jeito agora é descobrir como se livrar delas.
Continua depois da publicidade
Primeiro é preciso manter todos os ambientes bem limpos e, de preferência, com cheiro - mesmo que leve - de produtos de limpeza. Use cloro ou cândida pelo menos uma vez por semana em todos os cômodos, mas não exagere e tome cuidado com animais de estimação, crianças e idosos.
Nunca deixe restos ou migalhas de alimentos em lugar nenhum, e o lixo deve ser retirado todos os dias. Nada de deixar acumular de um dia para o outro por conta do saquinho não estar cheio.
Continua depois da publicidade
E, ainda falando sobre o lixo, ele deve estar sempre em lugares com tampa.
Os alimentos devem ser armazenados em locais seguros e bem vedados. Dentro da geladeira, em potes com tampa de boa vedação e dentro de armários com portas.
As baratas - que voam ou não - amam aquelas pocinhas de água que se acumulam na pia do banheiro, da cozinha e até mesmo nos cantos do quintal. Mantenha esses locais sempre secos.
Continua depois da publicidade
Inseticidas em spray são úteis no momento em que você vê a coisinha linda passeando pela sua casa, mas seu efeito não dura muito tempo para esse tipo de bichinho.
Dê preferência para o gel anti-baratas, armadilhas pegajosas e limpadores de chão específicos. Mas, cuidado: se você tem animais de estimação esses produtos podem ser até letais. Fale com o seu veterinário antes de usá-los e sempre siga as recomendações dos fabricantes.
Na dúvida, você também pode ligar para o fabricante e tirar dúvidas sobre melhores formas de uso e como proteger os que você ama.
Continua depois da publicidade