Durante o período de enchentes, os animais também são os que mais sofrem / Yaroslav Shuraev/Pexels
Continua depois da publicidade
Durante o período de tempestades, a audição dos cães é um dos fatores que mais são prejudicados, por conta da sua sensibilidade. Só que outro fator bastante delicado que muitos tutores ainda tem de enfrentar, é como deixá-los protegidos durante uma enchente.
Além de evitar deixá-los soltos ou amarrados em áreas sujeitas a alagamentos, é importante se atentar em alguns detalhes, principalmente se o desastre natural ocasionar em uma breve separação entre o pet e seu tutor.
Continua depois da publicidade
Para isso, fique atento com as instruções a seguir:
Manter a vacinação em dia evita zoonoses e protege a saúde do animal, principalmente a polivalente e antirrábica. Para os cães, a vacina contra a gripe canina é extremamente importante.
Continua depois da publicidade
O implante de um microchip de identificação animal ou uma coleira com rastreador deve ser considerado, mas o procedimento deve ser aplicado com o auxílio de um veterinário.
O dispositivo conta com um código numérico, que possui os dados do tutor e do animal, cadastrados em um banco de dados e podem ser acessados a partir de um leitor. Só que é importante deixar claro que ele serve apenas para identificação e não para rastrear a localização do pet.
Manter o animal com uma coleira ou placa de identificação, contendo o nome do animal, tutor e telefone de contato traz mais segurança e ajuda em casos de fuga.
Continua depois da publicidade