Durante o período de chuvas, a audição dos cachorros é a que mais sofre / Andreas Schnabl/Pexels
Continua depois da publicidade
Os cães possuem uma das audições mais desenvolvidas no reino animal, pelos quais chegam a superar os seres humanos. Por conta disso, no período de fortes chuvas, comuns em períodos de verão, eles sofrem por conta dos sons dos trovões, ventos, e gotas caindo nas superfícies.
Entre os sintomas que eles podem sofrer diante deste cenário, além das inquietação e tentativas de fuga, os cachorros começam a ter uma respiração rápida, perda de apetite, latidos frequentes e tremores excessivos.
Continua depois da publicidade
Diante deste cenário, existem algumas soluções que podem ser aplicadas para evitar que estes problemas se tornem algo pior.
Porém, é importante lembrar que em caso de problemas piores diante destas situações, consulte um veterinário.
Continua depois da publicidade
Disponíveis no formato de spray, a utilização de feromônios (como os sintéticos com odor materno) ajudam os cães a se sentirem seguros e protegidos no ambiente.
Além disso, também podem ser utilizados produtos naturais como triptofano e passiflora. Porém, é indicado o uso apenas com orientação veterinária.
Não são apenas os seres humanos que usufruem de fones de ouvido para abafar a acústica diante de barulhos intensos. Os cães também podem utilizá-lo, e o recurso ajuda os sons a diminuírem drasticamente
Continua depois da publicidade
Fechar as cortinas e janelas, diminuir a luz do ambiente e promover um ambiente agradável, é de extrema valia para os cachorros durante o período de tempestade. O uso de brinquedos de plástico é mais válido ainda, pois eles se concentram nos ruídos emitidos pelos próprios, ao invés dos barulhos da tempestade.
Esse deve ser aplicado desde quando o cão for filhote, e o tutor deve utilizar vídeos com sons de chuvas e trovoadas durante as interações, positivas como brincadeiras e petiscos, o que fará o animal associar os barulhos a algo que o deixa feliz e relaxado.
Este parece ser o mais óbvio, mas é de extrema valia que o tutor mantenha a calma durante uma forte chuva ou tempestade, na presença de seu cachorro. A sensação de leveza consegue transpor ao pet que "tudo está bem" no ambiente.
Continua depois da publicidade
Se no período de tempestades os animais devem permanecer acolhidos em um local pertinente, em períodos com tempo firme e tranquilo, existem algumas praias do litoral de São Paulo que aceitam a presença dos animais.
Só que é preciso se atentar quais trechos eles podem circular.