No 'Shopping das panelas', comerciante recicla e vende panelas e peças de cozinha usadas no Belas Artes / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
A comerciante Danielle Cristina Belo de Carvalho, de 39 anos, mais conhecida como Dani Marcola, recicla e cria novos modelos de panelas usadas, no "Shopping das Panelas", em Itanhaém. Há quatro anos, a loja apresenta uma variedade de panelas e utensílios de cozinha usados e novos no bairro Belas Artes.
"Já tenho o ferro velho há 15 anos. É uma herança do meu pai que também começou com o negócio há 43 anos. Mas ele faleceu há 24 anos", conta.
Continua depois da publicidade
Hoje, Dani está transformando as panelas de pressão usadas em novos modelos de panelas com tampas. E os preços também são mais acessíveis.
"Tenho feito vários modelos de panelas, como caçarolas com tampas, frigideiras e formas com fundos que encaixam. As panelas são bem resistentes. As clientes estão gostando bastante", ressalta.
Continua depois da publicidade
Dani conta que começou o negócio com um ferro velho que montou no mesmo local, porém não deu certo devido às reclamações dos comércios vizinhos. O depósito com o ferro velho, que ela mantém até hoje, em outro local, no Jardim Corumbá.
Ela estudou e trabalhou em São Paulo na área de Recursos Humanos e, com a indenização que recebeu da empresa, voltou a morar em Itanhaém. No início, Dani iniciou uma pesquisa para ver como funcionavam os ferros velhos na Cidade.
"Na época estava em uma situação financeira difícil, mas recebi dicas de amigos sobre como montar uma loja. Eles me aconselharam a passar nos brechós e nos ferros velhos para comprar algumas peças e revender na loja. Comecei a loja com R$ 800,00", explica.
Continua depois da publicidade
O Shopping das panelas tem de tudo, desde os utensílios de cozinha usados e novos, peças de eletrodomésticos, canos, conexão, grades, ferramentas até de objetos de antiguidade.
"São peças que as pessoas descartam no ferro velho e nós reutilizamos e vendemos na loja, além de mercadorias novas. Comecei a perceber que as mulheres são loucas por panelas. Também trabalho com utensílios novos", completa.
Já as peças mais procuradas pelos clientes são as de cozinha usadas, por terem um valor mais acessível e de qualidade.
Continua depois da publicidade
Muitas pessoas vêm de outras cidades em busca das peças de antiguidade molduras de espelho, quadros, objetos de decoração, entre outras. Já as encomendas de clientes que moram fora do município são entregues pelo correio.
Os utensílios usados são vendidos a um preço popular e os valores de cada peça são por quilo. Ela compra as peças em ferros velhos e brechós no atacado e, ainda, as mercadorias oferecidas por moradores e comércios da Cidade no varejo.
A comerciante tem feito a divulgação dos utensílios da loja pelas redes sociais, no Instagram (dani_marcola), no Facebook (shopping das panelas) e Tik Tok.
Continua depois da publicidade
Hoje, a loja tem 18 mil contatos de clientes cadastrados e mais de 32 mil seguidores.
"Nossa maior divulgação acontece nas redes sociais. As pessoas ainda têm preconceito sobre os objetos usados. É importante ter esse diferencial e mostrar ao público que vale a pena conhecer as peças reutilizadas", destaca.
Sobre os planos futuros, Dani quer crescer e ampliar as vendas dos utensílios na loja. "Pretendo comprar este ponto e ter o meu próprio espaço. Hoje, ainda pago aluguel na loja, no bairro Belas Artes".
Continua depois da publicidade
O "Shopping das panelas" fica localizado na Av. Harry Forssell, 710, no Belas Artes, em Itanhaém. Funciona de segunda a sábado, no horário das 9 às 17 horas. E aos domingos e feriados, das 9 às 13 horas.
Continua depois da publicidade