Município costuma a vivenciar temperaturas mais frias que o normal / PMU/DIvulgação
Continua depois da publicidade
Em meio a um verão severo começando a dar as caras no Brasil, alguns municípios ainda conseguem se esquivar do cenário. Considerada a cidade mais fria do país, Urupema, em Santa Catarina, já vivenciou temperaturas abaixo de zero.
Segundo informações da Epagri Ciram, no último dia 10 de agosto, a temperatura no Morro das Antenas chegou a -2,6ºC, com sensação térmica de -19ºC.
Continua depois da publicidade
Um dos motivos que levam Urupema a ter essa classificação, é sua altitude, pois ela se encontra a 1.300 metros acima do nível do mar. Consequentemente ela é exposta às frentes frias que chegam do sul do continente.
Outro fator bastante crucial para este cenário é a Serra Catarinense, caracterizada por terrenos montanhosos e vales profundos que criam um microclima propício a baixas temperaturas.
Continua depois da publicidade
Além do inverno ser bastante rigoroso no sul do país, é muito comum os moradores de Urupema se depararem com neve, geada e até mesmo estalactites.
Para se adequarem à "Antártida Brasileira", os moradores utilizam sistemas de aquecimento em suas residências como lareiras e aquecedores elétricos. Além de usarem casacos pesados, luvas e gorros.