Climatempo esclarece equívoco de não especialistas sobre sensação térmica de 70º C / Foto de Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Foi veiculado na última terça-feira (11) que algumas regiões do Brasil, como Porto Alegre, poderiam experimentar uma sensação térmica de até 70º C nessa semana. Todavia, a Climatempo disse que ferramentas de medição foram usadas de forma errada por não especialistas, o que gerou o que chama de equívoco.
A empresa esclarece que, sim, é possível chegarmos a uma sensação térmica de 70º C, porém, não é essa a realidade atual das cidades citadas pelo texto equivocado.
Continua depois da publicidade
"Para atingirmos uma sensação térmica de 70°C, a temperatura deveria ser de no mínimo 41°C e, no mesmo horário, a umidade relativa do ar precisaria estar em torno de 80%. Não é isso que se observa normalmente na prática. Na atmosfera real, quanto mais quente está o ar, menor é o nível de umidade, porque o aquecimento do ar causa naturalmente a evaporação da umidade, isto é perda de umidade naquela porção de ar", disse a empresa em nota no seu site.
O grande equívoco das primeiras informações divulgadas citando uma tabela da Universidade de São Paulo (USP), ainda segundo a Climatempo, foi o de fazer as contas com a temperatura máxima estimada para um horário e a umidade relativa do ar máxima estimada para o dia, mas em outro horário, sendo que cálculo da sensação térmica sempre precisa ser feito considerando a temperatura e o nível de umidade no ar nos mesmos horários.
Continua depois da publicidade
O que se conclui é que, apesar de ser possível uma sensação térmica de 70º C em regiões do Brasil, essa não é a realidade atual, segundo a Climatempo.