Diário Mais

Cinco motivos que justificam a vitória de Christopher Nolan no Oscar 2024

O Diário do Litoral fez uma junção dos melhores momentos de um dos maiores cineastas da atualidade

Gabriel Fernandes

Publicado em 29/02/2024 às 21:08

Atualizado em 29/02/2024 às 21:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Diretor e roteirista Christopher Nolan / Melinda Sue Gordon/Paramount Pictures

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

É uma unanimidade entre os especialistas e cinéfilos que o cineasta Christopher Nolan irá vencer o Oscar de melhor diretor e filme por "Oppenheimer", na noite de 10 de março. Sendo um dos principais nomes do cinema atualmente, sempre que vemos seu nome envolto a alguma produção é sinônimo de qualidade, principalmente se tratando da trilogia "Batman - O Cavaleiro das Trevas". 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Não mexa no que funcionou! 5 remakes desnecessários no cinema

• Além de Bob Marley, confira outras cinco cinebiografias de sucesso

• Em um ano fraco para o cinema, confira os melhores filmes de 2023

Diante deste cenário, o Diário do Litoral separou cinco motivos que justificam sua vitória ser uma das mais importantes da premiação, nos últimos anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

5 - Lançou "Tenet" durante a pandemia

Christopher Nolan nos bastidores de 'Tenet'Warner Bros Pictures/Divulgação

Em meio a um cenário onde não se haviam grandes estreias nos cinemas e no circuito em geral, Nolan bateu o pé e conseguiu fazer seu então novo filme ser lançado em pleno cenário de reabertura das salas (indo na contramão de vários estúdios e cineastas), no segundo semestre de 2020. Embora o título tenha fracassado por razões óbvias, sua decisão ajudou a dar um breve respiro no rendimento do setor, mesmo com várias restrições de público. 

Não foi desta vez! 5 atores mais indicados ao Oscar e que nunca venceram

Continua depois da publicidade

4 - Trabalha com quem quer

Christopher Nolan em 'Oppenheimer'Melinda Sue Gordon / Universal Pictures

Além de se tornar o responsável por trazer de volta o legado do veterano ator Michael Caine (que estava esquecido, até interpretar o mordomo Alfred, na trilogia de "O Cavaleiro das Trevas"), Nolan já trouxe em suas produções nomes como Leonardo DiCaprio, Morgan Freeman, Gary Oldman, Matthew McConaughey, Hugh Jackman, David Bowie, Anne Hathaway, Matt Damon, Robin Williams, Al Pacino, Robert Downey Jr., Emily Blunt, Kenneth Branagh e claro Cillian Murphy.

3 - Consegue sinal verde para realizar cenas complexas

Continua depois da publicidade

Heath Ledger em cena de 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'Warner Bros Pictures/Divulgação

Conhecido por não usar CGI excessivamente em suas obras, Nolan sempre foi adepto aos efeitos práticos nas suas gravações. Em seus filmes, ele já explodiu um prédio/hospital ("Cavaleiro das Trevas"), avião ("Tenet") e até mesmo plantou 200 hectares de milho ("Interestelar"). Em "Oppenheimer" ele chegou a literalmente recriar fisicamente, o efeito de explosão de uma bomba atômica. Lembrando que ele ainda popularizou a tecnologia IMAX (cuja imagem e som chegam a ser até 10 vezes maior que uma sala de exibição comum).

Margot Robbie se pronuncia por não ter sido indicada como ao Oscar 2024 por 'Barbie'

2 - Heath Ledger

Continua depois da publicidade

Heath Ledger e Christopher NolanWarner Bros Pictures/Divulgação

Seria covardia colocar um dos maiores atores de todos os tempos, no quarto tópico. Sua interpretação foi cheia de polêmicas, principalmente por seus métodos de preparação ocasionarem em sua morte, mas uma coisa é certa: ele nos entregou um dos maiores vilões na história do cinema e pela primeira vez, um filme inspirado em uma história em quadrinhos conseguiu ter uma atuação vencedora do Oscar (no caso, em ator coadjuvante). E quem foi o responsável por tirar isso dele? O próprio Christopher Nolan.

1 - Foi responsável por mudanças no Oscar

Diretor Christopher NolanWarner Bros Pictures/Divulgação

Esta situação é vista até hoje como uma das maiores polêmicas na história da Academia. Considerado um dos principais filmes de 2008, nas bilheterias e críticas, a não indicação de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" nas categorias principais acarretou em uma então ira de muitos fãs pelo preconceito da premiação com este tipo de produção. Diante deste cenário, no Oscar de 2010 foi aberta uma regra onde 10 títulos poderiam ser indicados na categoria principal. Consequentemente, Nolan foi indicado por "A Origem", no ano seguinte (nas categorias de filme e roteiro original).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software