Diário Mais
O acontecimento foi relatado por Frei Gaspar da Madre de Deus na obra Memórias para História da Capitania de São Vicente
Um tsunami é causado por um grande e repentino deslocamento do oceano, geralmente grandes terremotos no fundo dos mares / Freepik
Continua depois da publicidade
Apesar de não ser comum o Brasil registrar casos de terremotos e tsunamis, algumas regiões já foram atingidas por abalos sísmicos e fenômenos semelhantes. São Vicente já enfrentou um tsunami, que teria destruído parte da cidade.
Na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta do Google sobre um suposto terremoto no mar no litoral de São Paulo foi enviado para celulares com sistema operacional Android.
Continua depois da publicidade
Porém, a Defesa Civil informou que não houve nenhuma ocorrência registrada ou atendimento feito pelas equipes das Defesas Civis municipais.
Um tsunami é causado por um grande e repentino deslocamento do oceano, geralmente grandes terremotos no fundo dos mares.
Continua depois da publicidade
Eles também podem ser gerados por perturbações não-sísmicas, como deslizamentos de terra, atividades vulcânicas, certos tipos de condições climáticas e pelo impacto de objetos próximos à terra
O Brasil não está em uma zona de forte atividade sísmica, o que torna tsunamis extremamente raros no país. Mesmo assim, eventos climáticos intensos podem provocar ondas que causam impactos semelhantes.
Embora raros, tsunamis já ocorreram no Brasil. En 1541, São Vicente foi atingida por uma grande onda que destruiu a Igreja Matriz e outras construções.
Continua depois da publicidade
O acontecimento foi relatado por Frei Gaspar da Madre de Deus na obra Memórias para História da Capitania de São Vicente.
O acontecimento, porém, não foi um efeito sísmico e sim, um evento climatológico. Esse fenômeno gerou uma ressaca muito forte, que aliou a maré alta e provocou a invasão da vila.
Esse evento ‘afundou’ parte da cidade e contribuiu para o desassoreamento. Na época, não havia técnicas de construção, e por isso as casas eram construídas no nível de solo, o que acabou favorecendo as perdas.
Continua depois da publicidade
Em 2008, moradores de São Vicente relataram terem sentido tremores em seus apartamentos.
O abalo sísmico foi de 5,2 na escala de Richter e foi registrado no oceano Atlântico, a 215 quilômetros da costa de São Vicente.