Diário Mais

Cidade no interior de Minas é refúgio ideal para a galera 'zen'; conheça

A cidade é vista como um lugar com forte energia mística e esotérica, atraindo pessoas que buscam conexão espiritual e práticas alternativas

Ana Clara Durazzo

Publicado em 28/03/2025 às 17:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cidade guarda um rico patrimônio histórico, tradições religiosas e populares, sendo também a terra natal de diversos artistas e poetas / Divulgação/Fui ser viajante

Continua depois da publicidade

Existe uma cidade no interior de Minas gerais que ainda é um segredo para muitos, conhecido apenas por ecoturistas mais engajados, praticantes de ioga místicos e esotéricos em geral

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cidade de Aiuruoca é vista como um lugar com forte energia mística e esotérica, atraindo pessoas que buscam conexão espiritual e práticas alternativas. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Esta famosa cidade de Minas foi erguida sobre caldeira vulcânica; saiba qual

• Conheça a cidade de Minas que anuncia mortes com toques diferentes de sino

• Cidade histórica de Minas Gerais tem tradição 'intacta' e Igreja dos Pretos 

A origem do nome vem das duas palavras do Tupi-Guarani: Ajuru e Oca. Ajuru significa "Papagaio-de-peito-roxo" devido ao seu peito arroxeado, e Oca, que significa casa.Portanto, Aiuruoca significa "Casa de Papagaio".

Outra cidade curiosa em Minar Gerais é São João del-Rei, que anuncia os falecimentos com diferentes tipos de toques de sino, uma tradição que intriga e emociona os visitantes.

Continua depois da publicidade

História

A cidade foi fundada, oficialmente, em 1706, pelo bandeirante João de Siqueira Afonso e fica  localizada no Sul de Minas. Com área total de 650,069 km², cortados por mais de 1.000 km de estradas de terra que perpassam os 22 bairros rurais.

Aiuruoca integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira e tem destaque para turismo ecológico. A região tem um número expressivo de cachoeiras, matas, fauna, flora e o rio com a nascente mais alta do país, o Aiuruoca.

A cidade guarda um rico patrimônio histórico, tradições religiosas e populares, sendo também a terra natal de diversos artistas e poetas, como Dantas Mota, um dos maiores juristas e literatos das Gerais e a atriz Isis Valverde.

Continua depois da publicidade

A cidade de Bichinho, também em Minas Gerais, é um polo de arte e artesanato, atraindo artistas e visitantes em busca de peças únicas.

Aiuruoca possui grande relevância no cenário gastronômico mineiro, sendo a "Terra do Queijo Prato", 

Além disso, um dos primeiros registros sobre o cultivo de oliveiras foi na cidade, datada de 1853.  Atualmente a região possui diversos olivais e produção de azeite. 

Continua depois da publicidade

O Cicloturismo Aiuruoca conta com rotas permeadas pela cultura, história e natureza, conferindo um caráter peculiar uma das mais belas paisagens do sul de Minas.

Como chegar

A cidade fica a 300km de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

O caminho envolve serras em estrada e  demora cerca de 5 horas de carro, de qualquer uma dessas cidades.

Continua depois da publicidade

Não tem rodoviária em Aiuruoca. Para circular sem carro, a pé ou de táxi/uber.

Saindo de São Paulo, você pode ir pela Fernão Dias ou pela Dutra/Carvalho Pinto.  A partir de Cruzeiro é só seguir as placas para São Lourenço/Caxambu e depois para Juiz de Fora/Aiuruoca.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software