Região também possui várias universidades e polos industriais / Unicamp/Divulgação
Continua depois da publicidade
A inovação tem ganhado cada vez mais destaque na região do interior de São Paulo. Antes reconhecidas por sua vocação industrial ou agrícola, agora se destacam como polos tecnológicos de alta relevância. Uma delas, em especial, é conhecida como "Vale do Silício brasileiro".
Trata-se da cidade de Campinas, e um dos principais motivos é que o município abriga mais de 300 empresas de base tecnológica, principalmente gigantes como IBM, Samsung e Bosch.
Continua depois da publicidade
Além de contar com importantes universidades públicas no estado, como a USP e a UFSCar, o parque tecnológico do município impulsiona parcerias entre empresas com foco no setor.
Já o Polo Tecnológico conta com instituições como Unicamp e o CPqD, que sustentam um ecossistema que mescla inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Continua depois da publicidade
O município também conta com diversos centros de tecnologia da informação e institutos que abrigam o setor tecnológico. Entre eles estão:
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI): é um órgão do governo federal que pesquisa componentes eletrônicos, microeletrônicos, software de suporte 3D para a indústria e a medicina.
Instituto Agronômico de Campinas (IAC): ligado ao governo do estado, é um dos centros de pesquisa mais antigos do Brasil. É responsável por desenvolver importantes práticas agrícolas, como técnicas de plantio e melhoramento genético de culturas, como batata e café.
Continua depois da publicidade
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): responsável por mais patentes em SP e que tem 67 pesquisadores no ranking de melhores cientistas do mundo. Inclusive, sedia um parque tecnológico com empresas-folha e startups que faturam milhões.
Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL): um dos espaços de pesquisa mais importantes no setor de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem do país. Ainda abriga o Tropical Food Innovation Lab, uma instituição que pesquisa inovações alimentares para o futuro.
Em junho de 2024, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em Brasília (DF), o Projeto de Lei (PL) que dá ao município o título de "Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação".
Continua depois da publicidade
Segundo o autor da proposta, o deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP), a metrópole reúne os maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, além de ser sede da Unicamp, uma das mais importantes do Brasil.
Na próxima terça-feira (8), Campinas inaugurará a primeira fase do Shopping Via Destro, o primeiro empreendimento do gênero pelo Grupo Destro, que possui mais de 60 anos e até então tinha como foco serviços e produtos para o lar.
O espaço contará com 84 lojas que atenderão os setores de decoração, alimentos, construção e serviços. Localizado às margens da rodovia Anhanguera. O Diário do Litoral falou sobre o assunto em uma matéria.
Continua depois da publicidade