Diário Mais

Cidade mais rica do interior de SP é destino ideal para astroturismo

O astroturismo é uma modalidade de turismo que envolve a observação de estrelas, planetas e fenômenos celestes

Ana Clara Durazzo

Publicado em 05/04/2025 às 21:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Observatório  Municipal Jean Nicolini foi inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas / Firmino Piton/PMC

Continua depois da publicidade

Se você é apaixonado pelo céu e pela ciência, a cidade de Campinas é o destino ideal. A cidade tem conquistado cada vez mais entusiastas do astroturismo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O astroturismo é uma modalidade de turismo que envolve a observação de estrelas, planetas e fenômenos celestes. É uma atividade que resgata o contato ancestral do ser humano com o céu estrelado. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Região de Campinas atrai um terço dos investimentos industriais de SP

• Cidade mais rica do Interior de SP é uma das melhores para se viver; saiba qual

• Prefeitura de Praia Grande paga segunda parcela do 13º salário

Em Campinas, a cidade mais rica do interior de São Paulo, a experiência de observar estrelas, planetas e outros corpos celestes encontra o cenário perfeito no Observatório Municipal Jean Nicolini, localizado no ponto mais alto da cidade, na Serra das Cabras. 

A baixa poluição luminosa da região torna o local um dos principais destinos do País para essa modalidade de turismo.

Continua depois da publicidade

Observatório

O Observatório  Municipal Jean Nicolini foi inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas. 

O local foi o primeiro observatório municipal do Brasil e tinha como missão congregar indivíduos interessados em astronomia, divulgar a ciência entre as pessoas, manter intercâmbio científico entre entidades congêneres e realizar pesquisas no campo da astronomia e ciências afins.

No espaço é possível realizar a observação de planetas como Júpiter e Saturno, além da Lua e constelações A experiência se torna ainda mais imersiva com o uso de telescópios disponíveis no espaço. 

Continua depois da publicidade

O observatório oferece visitas abertas ao público às sextas-feiras e domingos, das 18h30 às 21h, com bilheteria aberta até 20h30.

O Observatório também recebe grupos fechados de 25 a 50 pessoas, com visitas agendadas de terça a quinta-feira, das 17h às 20h30. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Ingressos

Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), com gratuidade para crianças até 6 anos, idosos e acompanhantes de pessoas com deficiência. 
O pagamento deve ser feito em dinheiro, pois não há sinal de internet para modalidades de pagamento on-line, como Pix ou cartão.

Continua depois da publicidade

Como chegar

O Observatório fica localizado na estrada do Capricórnio , na Serra das Cabras. 

Por estar em uma área afastada, o local só pode ser acessado por transporte próprio. 

Não há linhas de ônibus que atendam a região e o sinal de celular é praticamente inexistente, impossibilitando o uso de aplicativos de transporte.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software