Diário Mais

Cidade do litoral de SP já foi conhecida mundialmente pelos doces de banana; relembre

Estima-se que, entre 1905 e 1911, a cidade do litoral de SP abrigava cerca de 3 milhões de bananeiras

Fábio Rocha

Publicado em 24/09/2024 às 16:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cidade abrigou A Leoneza Comercial e Industrial, uma fábrica que se tornaria famosa mundialmente por seus produtos à base de banana / Nilson Regalado/DL

Continua depois da publicidade

Muito conhecida por seu porto e pela exportação de café, a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, também ficou mundialmente famosa por fabricar diversos doces de bananas no início do século XX. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cidade abrigou A Leoneza Comercial e Industrial, uma fábrica que se tornaria famosa por seus produtos à base de banana, especialmente a bala de banana, que conquistou tanto o mercado local quanto o europeu. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Casa das Bananadas: um refúgio centenário com vista para o mar no Litoral de SP

A fábrica foi fundada em 1904, e tinha sua sede localizada na Rua da Constituição, 551, no bairro Vila Mathias.

Naquela época, a produção de banana na região era intensa. Estima-se que, entre 1905 e 1911, a cidade de Santos abrigava cerca de 3 milhões de bananeiras.

Continua depois da publicidade

Com essa abundância, a indústria da banana ganhou força e a cidade passou a ser conhecida, por volta de 1910, como o “Porto das Bananas”. 

A fruta era o segundo produto mais movimentado para exportações no Porto de Santos, ficando apenas atrás do café, que dava à cidade o famoso título de “Porto do Café”.

A Leoneza Comercial e Industrial não só aproveitou essa produção em larga escala, mas também contribuiu para elevar o status da banana no comércio internacional. 

Continua depois da publicidade

Seus doces, como a famosa bala de banana, a banana santista e o bombom de banana, viraram febre na região e ganharam notoriedade até mesmo na Europa.

A origem do nome “Leoneza” é incerta, e existem duas versões sobre sua inspiração. Uma delas sugere que o nome faz referência à Serra Leoa, na África, enquanto outra afirma que a fábrica foi nomeada em homenagem à cidade de León, na Espanha, de onde teria vindo a família proprietária da indústria.

Embora hoje a cidade de Santos seja mais lembrada por seu papel histórico no comércio do café e pelo seu porto, o legado doce da banana ainda é parte de sua rica história. 

Continua depois da publicidade

A Leoneza acabou ficando apenas na memória e na história da cidade de Santos, pois acabou fechando as portas em 1994.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software