05 de Novembro de 2024 • 00:31
Diário Mais
Localizada no Litoral Sul, a praia é ainda menor do que a de Ubatuba, já noticiada pela Diário, e a de Gulpiyuri, na Espanha
Prefeitura de Peruíbe continua de braços cruzados, quanto a uma de suas praias que também poderia pleitear o título / Márcio Ribeiro/DL
Enquanto a Prefeitura de Ubatuba se esforça para que uma de suas praias seja reconhecida como a menor do mundo pelo Guinness Book, conforme publicado pelo Diário do Litoral, a Prefeitura de Peruíbe continua de braços cruzados, quanto a uma de suas praias que também poderia pleitear o título.
A Praia das Conchas ou Praia da Tatuíra também tem medidas menores que a praia espanhola de Gulpiyuri, que é a atual detentora do recorde. Segundo medições, ela possui 33 metros de diâmetro, enquanto a praia espanhola tem 50 e a de Ubatuba tem 40.
Vale lembrar que a praia da região das Astúrias atrai turistas de todas as partes da Europa e movimenta a economia local, por conta da qualificação.
A história da praia do litoral sul de São Paulo é um pouco mais antiga e começou a pegar corpo em 2014, quando a ideia foi apresentada no Conselho Municipal de Turismo da cidade (Contur), empolgando os conselheiros e despertando a curiosidade de muitas pessoas quanto ao local, mas pouco se fez desde aquela reunião e o assunto caiu no esquecimento.
No Plano Diretor de Turismo (PDTur), de 2022, na página da Praia das Conchas, está escrito que existe um projeto aprovado no Conselho Municipal de Turismo para estruturar a visitação do patrimônio e empregar ações para registrá-la como a menor praia do mundo, mas por qual motivo os planos não foram adiante?
Eduardo Ribas, que era o presidente do Contur na época, tentou explicar por que a cidade não correu atrás do título:
“Quando se discutiu no Contur, eu era o presidente. Depois, em 2017, virei Secretário de Turismo, mas em função das condições financeiras em que a prefeitura estava, 2017-2018, o projeto ficou para trás. Para que fosse homologada, precisaria pagar o Guinness e ainda gastar com o projeto de estruturação, acessos e monitoramento. A prefeitura não tinha condições financeiras”, disse ele.
O atual Secretário de Turismo de Peruíbe, Edilson Almeida, foi procurado e disse que não há planos para homologar a praia das Conchas como a menor praia do mundo, no momento, mas diz que a ideia pode ser discutida no futuro.
A Prefeitura de Peruíbe foi procurada, mas até o fechamento desta reportagem, não enviou respostas.
É uma praia bem pequena, óbvio, e acaba passando despercebida pelos moradores e turistas que visitam o Guaraú, importante bairro turístico do município.
Quem estiver lá, precisa subir o costão rochoso e andar por 20 minutos até chegar na candidata a menor praia do mundo. Quem for, precisa tomar cuidado com os trechos escorregadios do costão, por isso é recomendável a presença de um Monitor Ambiental que cuidará da sua segurança.
De acordo com as medições feitas, a praia das conchas possui 33 metros de diâmetro, enquanto a praia espanhola é maior, com 50.
Tecnologia
A Starlink oferece o serviço via satélite e quer mais clientes no país
Cotidiano
Comparação foi feita entre os meses de janeiro e setembro de 2023 e 2024