05 de Novembro de 2024 • 02:42
O Mercado de Peixes de Santos fica localizado na Avenida Mário Covas, 3050, Ponta da Praia / Divulgação/PMS
para a venda de peixes e frutos do mar. O Mercado de Peixes, localizado em Santos, possui uma história que atravessa gerações, sendo não apenas um local de serviço mas também uma atração turística.
São mais de 20 boxes distribuídos em um imóvel de 2 mil metros quadrados, que oferecem diversas opções como camarões, lagostas, siris, polvos, ostras e os mais variados frutos do mar, sempre fresquinhos.
Na parte interna, seis esculturas de fibra de vidro homenageiam as aves, que sempre aguardam nacos de peixe oferecidos pelos clientes.
O Mercado também dispõe de um sistema de drenagem com separador de escamas e filtro para evitar o odor na vizinhança, câmara fria para armazenamento de gelo e área refrigerada para detritos.
O Mercado de Peixe José Augusto Alves foi inaugurado no dia 16 de janeiro de 1982, na praça Almirante Gago Coutinho, na Ponta da Praia. Na época o local contava com 15 boxes e tinha cobertura em concreto e alvenaria.
O prédio recebeu o nome do ex-presidente da Cooperativa Mista de Pesca Nipo-Brasileira, um dos maiores comerciantes de pescados da região na época. O projeto possuía estilo modernista e foi elaborado pelo arquiteto Antonio Carlos Quintas (1947-1982), que faleceu na véspera da inauguração.
Em julho de 2020, o mercado recebeu um novo prédio, como parte do projeto da nova Ponta da Praia. A obra foi realizada por uma iniciativa privada e foi parte de uma compensação exigida pela Lei de Uso e Ocupação do Solo pela desativação de um centro de convenções no bairro Campo Grande
No mezanino do mercado fica o Paru, uma lanchonete de frutos do mar, com um cardápio que inclui sanduíches, porções, peixes e frutos do mar na brasa. O local pertence ao chef Dário Costa, vencedor do reality show Mestre do Sabor.
O Mercado de Peixes de Santos fica localizado na Avenida Mário Covas, 3050, Ponta da Praia e funciona de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos das 7h às 15h.
Tecnologia
A Starlink oferece o serviço via satélite e quer mais clientes no país
Cotidiano
Comparação foi feita entre os meses de janeiro e setembro de 2023 e 2024