Diário Mais

Cidade do litoral de SP tem, até hoje, fortaleza que protegia contra piratas

A fortificação é uma das construções mais antigas do Brasil; hoje, o monumento funciona como um museu, com visitas gratuitas e guiadas

Luna Almeida

Publicado em 05/11/2024 às 17:54

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A fortaleza fica entre as Praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes / Divulgação/Prefeitura Municipal de Guarujá

Continua depois da publicidade

Localizada em Guarujá, no litoral de SP, está uma das construções mais antigas do Brasil. Datada de 1584, época da colonização portuguesa, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1964. Hoje, ela funciona como um museu, com visitas gratuitas e guiadas coordenadas por uma parceria entre as Secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secult).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A fortaleza fica entre as Praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, e o acesso a ela é  feitopelo mar, por meio de embarcações que partem da Ponta da Praia de Santos e da Estrada Santa Cruz dos Navegantes. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praias do litoral de SP que você precisa conhecer antes delas desaparecerem

• Litoral de SP tem ilha considerada paraíso da preservação ambiental e do ecoturismo

• Região do Litoral de SP pode ter ilha submersa do tamanho da Islândia; entenda

Servia como proteção

A fortificação foi erguida sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina para proteger a vila santista contra as invasões piratas. 

Era de lá que soldados tinham uma visão estratégica de todas as entradas do porto, possibilitando a antecipação de possíveis ataques.

Continua depois da publicidade

Aqueles com interesse em conhecer a história da Fortaleza da Barra, da fundação do Guarujá, seus arredores e observar objetos históricos, podem realizar visitas guiadas pelo monumento. 

A arquitetura colonial, suas nuances e a bela paisagem local são ainda pontos positivos do passeio.

O público pode aproveitar a oportunidade de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Já no sábado, entre 10 e 16 horas, enquanto no domingo, o museu permanece aberto das 9 às 15 horas. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar com três dias de antecedência com a Secult, por meio do telefone (13) 3384-6194.

Continua depois da publicidade

Cidade tem Outras fortificações

Entre os bairros do Tombo e Jardim Guaiúba, se encontra a o Forte dos Andradas, que atualmente abriga o quartel general da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e da costa das regiões Sul e Sudeste do Exército Brasileiro. 

Já em Vicente de Carvalho, está localizado o Forte da Vera Cruz de Itapema, também conhecido como Forte da Vera Cruz, Forte da Santa Cruz ou Forte do Itapema, que está em fase de revitalização e, em breve, será aberto para visitação ao público.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software