A Cachoeira Água Branca, considerada a maior cachoeira do Estado, possui uma queda de 180 metros de altura / Reprodução/Youtube/Rota Natureza
Continua depois da publicidade
Localizada no extremo sul da cidade de Ubatuba, no litoral de São Paulo, a Cachoeira Água Branca, considerada a maior cachoeira do Estado, possui uma queda de 180 metros de altura, oferecendo um espetáculo magnífico em meio à exuberância da Mata Atlântica.
A cachoeira possui o formato de véu de noiva, com várias quedas sucessivas, e normalmente não tem um grande volume de água.
Continua depois da publicidade
Ela se encontra dentro do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), e seu acesso é somente por uma trilha de alta dificuldade.
É necessário muita disposição se quiser chegar à Cachoeira da Água Branca, além de um guia especializado para que não haja nenhum risco ao visitante.
Continua depois da publicidade
Partindo da Cachoeira da Renata, localizada no Sertão da Quina, na região sul de Ubatuba, são cerca de 4,3 km de distância até o destino, que precisa ser feito a pé.
A trilha dura cerca de 5 horas de caminhada (somando ida e volta) e passa pelo Poço Verde.
O visitante tem a possibilidade de estacionar o carro no Sertão da Quina, próximo à Cachoeira da Renata.
Continua depois da publicidade
Para visitar a cachoeira, é ideal que a pessoa esteja usando roupas leves e confortáveis, além de tênis próprio para caminhada.
Chapéu ou boné, assim como protetor solar, são de extrema importância para se precaver da exposição ao sol.
Não esqueça de levar toalha, repelente, água e lanche.
Continua depois da publicidade