A presença do granito verde se dá ainda na formação atual do globo terrestre / Reprodução
Continua depois da publicidade
Além de praias bonitas e pontos turísticos fenomenais, a cidade de Ubatuba também esconde uma ‘joia’ especial: o granito verde.
Sua descoberta foi totalmente sem querer. O minério foi encontrado por trabalhadores em uma pedreira local.
A presença do granito verde se dá ainda na formação atual do globo terrestre e remete ao período em que o estado de São Paulo era vizinho da Costa do Marfim, durante a Pangeia.
Devido à Deriva Continental, fenômeno natural que separou os continentes da Terra, o espaço entre os locais se tornou um oceano. Essa presença foi responsável pela criação da Serra do Mar.
A grande prova dessa ‘união’ é o fato que só a cidade de Ubatuba e o país africano tem a produção natural do granito verde.
Para atestar a raridade do item, uma amostra do material foi enviada para especialistas.
A descoberta serviu como um grande catalisador da economia local.
Famosa ao nível internacional pelo granito, Ubatuba utilizava constantemente o Porto de Santos para enviar o material a outras localidades.
Continua depois da publicidade
A fama da pedra esverdeada tem motivo. Considerada uma pedra magmática, ela é formada por mica, quartzo e feldspato.
Por conta dessas características, ela é frequentemente utilizada na construção civil, na confecção de fachadas, bancadas e pisos.
Continua depois da publicidade
Outro detalhe importante é a resistência a sujeira, manchas e arranhões.
Porém, nem tudo são flores. Por conta da necessidade de criar uma proteção à reserva ambiental da Serra do Mar, a exploração do granito verde foi totalmente proibida em 1972.