Diário Mais

Cidade do litoral de SP possui mais casas do que moradores; veja a lista

Dados foram divulgados pelo Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Gabriel Fernandes

Publicado em 20/02/2025 às 14:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Município do interior de SP possui mais casas do que moradores / Alesp/Divulgação

Continua depois da publicidade

Segundo dados divulgados pelo Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), algumas cidades brasileiras possuem mais imóveis do que habitantes. Uma delas, em específico, é Ilha Comprida, localizada na Microrregião de Registro no Vale do Ribeira, no litoral de São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com 13.419 habitantes, o município possui cerca de 7,5 mil casas a mais do que moradores. Além de se tratar de uma cidade voltada ao turismo, a região possui uma importância por estar totalmente localizada em área de proteção ambiental. Inclusive, foi declarada Reserva da Biosfera do Planeta pela UNESCO.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do litoral brasileiro passou de esquecida para um dos destinos mais buscados

• Cidade no interior de SP é eleita uma das mais seguras do Brasil; veja qual

• Cidade no litoral de SP tem metro quadrado mais caro que o da Capital; veja qual

Suas praias possuem 74 quilômetros, inclusas com áreas de mangues, sítios arqueológicos, matas, dunas e espécies raras de aves, Ilha Comprida também é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica e um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro.

Origem

No final do século XVIII, a ilha recebeu seus primeiros sinais de ocupação europeia, com a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, no lado oposto da barra do Rio Sabaúna. 

Continua depois da publicidade

No começo do século XX começa a se desenvolver a vila de Pedrinhas, um povoado de pescadores. Em 1938 o território de Ilha Comprida foi dividido entre os municípios de Iguape e Cananéia, onde cada um ficou com 70% e 30%, respectivamente.

Na década de 50, o espaço passou a ser ocupado de maneira mais efetiva, com a travessia para os municípios vizinhos foram feitas por meio de balsas, localizadas à altura dos bairros do Boqueirão Sul, na passagem para Cananéia, no Boqueirão Norte, para chegar a Iguape.

A emancipação política de Ilha Comprida aconteceu apenas em meados de 1980, onde um plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991, fez a população decidir pela criação do novo município. Ela veio a se tornar independente apenas em 5 de março de 1992.

Continua depois da publicidade

Outras cidades

Além de Ilha Comprida, outras cidades que também possuem mais residências do que moradores, são Rio Quente (Goiás) que possui 3,9 mil moradores com 4,1 mil casas; e Arroio do Sal (Rio Grande do Sul) com 1,1 mil moradores para 7,8 mil casas.

Já os municípios de Jaguaruna (Santa Catarina), Ponta do Paraná (Paraná), Imbé (Rio Grande do Sul) e Saubara (Bahia), possuem uma média de quase 1,2 casa por pessoa.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software