Ele se tornou papa em 1939, permanecendo no cargo até o ano da sua morte / Reprodução/WIKIMEDIA COMMONS
Continua depois da publicidade
Não é segredo para ninguém, que o Litoral de São Paulo sempre atrai todo tipo de pessoa. Mas assim como Santos, que já teve a presença de um cardeal que se tornaria o Papa, São Vicente também já teve essa honraria.
A visita sagrada aconteceu em 19 de outubro de 1934, quando o cardeal Eugênio Pacelli, que se tornaria o papa Pio XII em 1939, chegou ao Porto de Santos após presidir o 32º Congresso Eucarístico em Buenos Aires, na Argentina.
Continua depois da publicidade
O seu grande momento na interação com os vicentinos foi a visita nas residências dos padres, localizada no Morro dos Barbosas. No local, até hoje existe uma placa que registra a interação com a figura conhecida por ser o contato mais próximo de Deus com o homem.
A cidade de Santos também adorou a visita. Durante a atração do transatlântico Conte Grande, diversos moradores do município ficaram acompanhando a atividade.
Continua depois da publicidade
Além disso, autoridades das duas cidades fizeram questão de se encontrarem com o representante do Vaticano.
Os serviços de Pacelli para a Igreja Católica foram marcados na Alemanha. Em cartas, o cardeal avisava constantemente sobre a grande possibilidade de guerra e a ascensão do nazismo.
Ele se tornou papa em 1939, permanecendo no cargo até o ano da sua morte. Pio XII morreu em 1958.
Continua depois da publicidade