Diário Mais

Cidade do litoral de SP ganha o primeiro registro da Marreca-cabocla; conheça

A imagem foi capturada pelo fotógrafo e vídeomaker Bruno Neri, que já observou a espécie em Peruíbe, no Pantanal e no Sul do Brasil

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 13/02/2025 às 15:00

Atualizado em 13/02/2025 às 15:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Essa ave tem ampla distribuição no Brasil, ocorrendo em todos os estados do território nacional / Bruno Neri/ Arquivo Pessoal

Continua depois da publicidade

Itanhaém registra mais uma nova espécie de ave no WikiAves, portal que ocupa a primeira posição no “Top Birding”, ranking que classifica mil sites dedicados ao tema de birdwatching ao redor do mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quem foi registrado por lá foi a Marreca-cabocla (Dendrocygna autumnalis), também conhecida como Marreca-asa-branca, Marajoara ou Marreca-verdadeira, esta última no interior do Ceará.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ave símbolo do Paraná pode ser encontrada em áreas preservadas do litoral de SP; conheça

• Pássaro africano trazido em navios negreiros se espalhou pelo litoral de SP; conheça

A imagem foi capturada pelo fotógrafo e vídeomaker Bruno Neri, que já observou a espécie em Peruíbe, no Pantanal e no Sul do Brasil, onde afirma ser mais fácil de encontrá-la.

“Essa marreca eu só tinha avistado uma vez, em Peruíbe, há alguns anos. Depois, a observei no Pantanal sul-mato-grossense e na região sul do Brasil, onde é mais comum e fácil de observar. É um bicho lindo que geralmente se reúne em grandes bandos, mas esse, em especial, estava sozinho, o que me deixou curioso...”, contou Neri.

Continua depois da publicidade

Bruno Neri já observou a espécie em Peruíbe, no Pantanal e no Sul do BrasilBruno Neri já observou a espécie em Peruíbe, no Pantanal e no Sul do Brasil
 

Outra ave tipica do litoral que foi encontrada na região é a Gralha Azul, símbolo do Paraná.

Outro animal que o Diário do Litoral já contou a história é do pássaro Bico-de-lacre, que é nativo da África e foi introduzido no Brasil através de navios negreiros para servir como pássaro de estimação. 

Ele expressou grande felicidade por ter encontrado a ave, principalmente pelo local em que foi registrada e por ser o primeiro registro da espécie na cidade.

Continua depois da publicidade

“Surreal. Nunca tinha visto o bicho na região, e muito menos nas pedras. Foi sensacional!”, disse ele.

A Marreca-cabocla se alimenta de folhas e pequenas sementes, além de vermes, larvas de insetos, pequenos crustáceos e arroz. Geralmente, habita lugares alagados, incluindo manguezais. Quando vai descansar, costuma empoleirar-se em um local que considera seguro.

Essa ave tem ampla distribuição no Brasil, ocorrendo em todos os estados do território nacional. Também pode ser encontrada do Texas à Bolívia e na Argentina.

Continua depois da publicidade

Outras cidades do litoral de São Paulo que já contabilizam essa ave em seus registros são: Caraguatatuba, Ilhabela, Iguape, Mongaguá, Peruíbe, Santos, São Sebastião e Ubatuba.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software