Santos ocupa o 11º lugar no ranking / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Segurança, saneamento, educação e saúde foram os principais pontos que colocaram Santos entre as 15 melhores cidades brasileiras para se viver. O ranking faz parte do estudo Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que analisou as 100 maiores cidades do País. Os dados avaliaram 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população. Maringá, Franca e Jundiaí ficaram na 1ª, 2ª e 3ª posição, respectivamente.
Realizado pela Macroplan Analytics, o estudo destaca a cidade por seus altos índices de qualidade de vida, superando muitas metrópoles e consolidando-se como um dos melhores lugares para se viver no país.
Continua depois da publicidade
No ranking divulgado no dia 31 outubro, Santos aparece em 11º lugar com pontuação 0,697 no índice geral, deixando cidades como Belo Horizonte, Ribeirão Preto e até São Paulo para trás. Quando se faz um recorte sobre os investimentos, o destaque fica para saneamento (0,930); segurança (0,898), educação (0,666); e saúde (0,542).
Localizada a 80 km de São Paulo, Santos é conhecida pela excelente qualidade de vida, principalmente para pessoas que já curtem a aposentadoria. A cidade - que abriga o maior Porto da América Latina - é o vetor de desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
Juntas, as 100 cidades analisadas representam 38,6% da população com 78,3 milhões de habitantes; 44,2% do PIB (R$ 4 trilhões); e concentram 52,3% dos empregos (27 milhões de empregos). O resultado final da posição de todas os municípios analisados pode ser conferido no site oficial da DGM.
Mais cidades do Litoral de São Paulo apareceram entre as 100 melhores cidades para se viver. Além de Santos, Praia Grande aparece em 32º lugar, São Vicente ocupa a 60ª posição e Guarujá está em 71º.