Diário Mais

Cidade do litoral de SP está atraindo turistas com exposições; confira

Uma das mostras celebra a relação entre a fotografia e a identidade cultural do Município

Nayara Martins

Publicado em 10/02/2025 às 07:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A exposição celebra também os 13 anos do Cofit. / Nayara Martins

Continua depois da publicidade

Duas exposições de fotografias estão atraindo turistas e moradores ao centro histórico em Itanhaém. Uma delas pode ser vista no Museu Conceição de Itanhaém, sobre o tema "Luz do Sol", promovida pelo Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém (Cofit). As duas exposições podem ser vistas até a primeira semana de março, durante o feriado de Carnaval.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Magia de Luz e Cor" é a outra mostra de fotos que está no Gabinete de Leitura "José Rosendo". São 25 fotos de vários pontos turísticos e históricos de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estilista inova com chapéus e lenços na praia de Itanhaém, no litoral de SP

• De bondinho, turistas e moradores conhecem pontos históricos no litoral de SP

• Itanhaém, no litoral de SP, lança Tour Gastronômico; conheça o projeto

No Museu, a exposição possui 21 fotografias tiradas em diversos pontos na região e em outros locais, por fotógrafos integrantes do Cofit, todos motivados pelo tema principal - o Sol.

Todas as imagens foram selecionadas por uma curadoria coletiva. A exposição celebra também os 13 anos do Cofit.

Continua depois da publicidade

O presidente do Cofit, o fotógrafo Marcos Rogério Meneghessi, explica que a exposição pretende destacar a relação existente entre a luz e o olhar fotográfico, evidenciando como o sol influencia paisagens, sombras e cores no cotidiano.

"Com a exposição queremos valorizar o sol, que é fonte de calor e luz, mas também um elemento que desperta emoções, cria atmosferas e transforma cenas simples em obras de arte", ressalta.

A mostra celebra ainda a relação entre a fotografia e a identidade cultural de Itanhaém, uma cidade turística, onde no verão, o sol é o protagonista em vários cenários.

Continua depois da publicidade

A diretora do Museu Conceição e do Gabinete de Leitura, Fátima Cristina Pires, esclarece que as duas exposições estão interligadas com temas que falam sobre o verão, o sol e os pontos turísticos de Itanhaém.

A mostra expõe painéis sobre astronomia, o tempo, o mapa celeste, a era medieval, o sistema solar, o geocentrismo, o sol e o heliocentrismo.

Além de dados sobre alguns instrumentos usados para observar as estrelas e o céu. E alguns deuses das mitologias gregas e egípcias que têm uma relação com o sol.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que o município também oferece serviço de bondinho para turistas e moradores que queiram conhecer os pontos históricos da cidade.

Luz e cor

Já no Gabinete de Leitura "José Rosendo" pode ser vista a exposição "Magia de Luz e Cor", com 25 fotos que mostram os principais pontos turísticos e históricos de Itanhaém.

As fotos são registradas pelos fotógrafos Luciano Neto e Josy Inácio, servidores municipais da prefeitura de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Entre as fotos, destacam-se o Convento Nossa Senhora da Conceição, o Museu Conceição de Itanhaém, as praias dos Pescadores, dos Sonhos, das Conchas, a Boca da Barra, a Prainha da Saudade, a Passarela de Anchieta, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a praia do Centro e outras.

"No mês de janeiro, algumas pessoas que visitaram a exposição, pediam informações para conhecer e ir aos locais turísticos indicados. Esses pontos são verdadeiros cartões postais da Cidade. É uma exposição de bom gosto e desperta o interesse de turistas e veranistas", completa.

Afirma que a mostra é turística, histórica e cultural. As fotos também podem ser vistas no site da prefeitura de Itanhaém ao acessar o flickr.

Continua depois da publicidade

O Museu Conceição e o Gabinete de Leitura funcionam de terça a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas e, aos sábados, das 11 às 17 horas, no centro histórico de Itanhaém.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software