Diário Mais

Cidade do litoral de SP é eleita 10ª melhor do Brasil em Ranking de Competitividade

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall

Igor de Paiva

Publicado em 05/09/2024 às 10:30

Atualizado em 05/09/2024 às 10:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Outro aspecto importante que é visado pela organização é criar uma competição entre as localidades / Turismo São Sebastião/ Marcos Bonello

Continua depois da publicidade

A cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, foi escolhida como a décima na  5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A lista tem o objetivo de ajudar os líderes públicos nas decisões tomadas. Em outras palavras, ela funciona como uma grande ferramenta para a melhoria da gestão das cidades.

Continua depois da publicidade

Outro aspecto importante que é visado pela organização é criar uma competição entre as localidades. Com isso, a ideia é que elas melhorem o fornecimento de serviços públicos, atraindo empresas, estudantes e trabalhadores.

Somado a isso, a iniciativa também serve como um indicativo para que a população cobre as autoridades por mudanças.

Continua depois da publicidade

O relatório foi apresentado na última semana e mostra que a cidade evoluiu em 41 posições entre 410 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes

Como funciona?

De modo geral, a pesquisa utilizou 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões.

A primeira dimensão tem dentro de si os seguintes pilares: Sustentabilidade fiscal (contendo 4 indicadores) e ‘Funcionamento da máquina pública’ (contendo 6 indicadores).

Continua depois da publicidade

A segunda representa a sociedade e tem Acesso à saúde (4 indicadores), Qualidade da saúde(5 indicadores), Acesso à educação (6 indicadores), Qualidade da educação (4 indicadores), Segurança (5 indicadores), Saneamento (7 indicadores) e, por fim, Meio ambiente (5 indicadores), como pilares.

Por fim, os pilares  Inserção econômica (3 indicadores), Inovação e dinamismo econômico (8 indicadores), Capital humano (3 indicadores) e Telecomunicações (5 indicadores) formam a dimensão Economia.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software