Diário Mais
Pesquisa, realizada pelo Instituto de Longevidade (IDL), considerou saúde, impacto socioambiental e economia como critérios
Desde 2017, Santos está entre as melhores cidades para envelhecer / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Envelhecer é natural, mas gera desafios. Viver em uma cidade preparada para isso é importante para criar qualidade de vida para pessoas com mais de 60 anos. Nesta quesito, Santos está entre as melhores cidades do País para envelhecer.
A informação faz parte do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, de 2023. O município do Litoral de São Paulo se posiciona em terceiro no levantamento das cidades mais bem preparadas para acolher os 60+.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Longevidade (IDL) e considerou critérios como saúde, impacto socioambiental e economia para determinar os melhores destinos para quem deseja se aposentar.
Santos, presente na lista de cinco melhores desde 2017, ficou na terceira posição, atrás de São Caetano do Sul (SP) e Vitória (ES), respectivamente. O estudo destaca em Santos a vasta população com mais de 60 anos, baixa vulnerabilidade social no segmento da terceira idade, entre outros fatores.
Continua depois da publicidade
“Vale dizer que a categoria cresceu em número de participantes a cada edição, o que demonstra sua resiliência em permanecer no topo. Na dimensão economia se destaca por ter a maior população 60+, a 3ª menor parcela de idosos beneficiários de BPC (o que demonstra baixa vulnerabilidade social do segmento), e a 24ª maior capacidade de consumo de idosos. Na dimensão socioambiental, tem a 19ª maior densidade de telefonia móvel”, complementa o Instituto.
A cidade ocupa a terceira posição entre as consideradas Cidades Grandes apresentadas no relatório. “As cidades grandes no Brasil concentram, historicamente, os mais altos níveis de riqueza e de população. Isso se reflete em bons índices de desenvolvimento socioeconômico, apesar dos desafios que grandes concentrações urbanas trazem. Essa categoria já existia nas edições anteriores, e foi, a cada uma delas, aumentando o número de municípios abrangidos: 150, 280 e 326, sucessivamente. Nesta edição, correspondem a cidades com mais de 100 mil habitantes”, explica o IDL.
De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, 25,3% dos habitantes de Santos estão acima dos 60 anos. Isto se reflete na estrutura da cidade, preparada para atender este público. São farmácias, hospitais com especialidades, academias ao ar livre, programas municipais voltados para o segmento sênior, além do clima favorável da região.
Continua depois da publicidade
Pensando nesta população, chega à cidade, em outubro, uma feira voltada a atender as pautas da terceira idade: a Pró 60+ Santos e Região. O evento, gratuito para os idosos, terá oficinas de tecnologia, empreendedorismo, esporte e lazer, gastronomia, bem-estar, entre outros temas.
Além disso, a programação terá um seminário pago voltado a profissionais da saúde, cuidadores, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e prestadores de serviços com seminários que abordam temas de saúde, direito do idoso, tecnologia para a terceira idade e muito mais.
1 - São Caetano do Sul (SP)
2 - Vitória (ES)
3 - Santos (SP)
4 - Florianópolis (SC)
5 - Curitiba (PR)
Continua depois da publicidade