A cidade se destaca pela produção de cerca de 30% de toda a cebola consumida no Brasil / 8photo/freepik
Continua depois da publicidade
Ituporanga, uma charmosa cidade do interior de Santa Catarina, ostenta com orgulho o título de “Capital Nacional da Cebola”.
Situada no Alto Vale do Itajaí, a cidade se destaca pela produção de cerca de 30% de toda a cebola consumida no Brasil, consolidando-se como um dos principais polos agrícolas do país. Cidade do interior de SP é um grande polo de desenvolvimento econômico.
Continua depois da publicidade
Com uma história centenária, Ituporanga deriva seu nome do Tupi-Guarani, significando “Salto Grande”, em referência à sua principal atração natural, uma cachoeira com mais de cinco metros de altura.
A cidade oferece uma temperatura média agradável de 17°C, estando localizada a mais de 800 metros acima do nível do mar, o que proporciona condições ideais para a prática da agricultura.
Continua depois da publicidade
A produção de cebola é o carro-chefe da economia local, com uma média anual de 500 mil toneladas colhidas.
Além da cebola, Ituporanga também cultiva uma variedade de cereais, reforçando sua vocação agrícola e contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da região.
A cidade celebra sua principal cultura agrícola com a tradicional Expofeira Nacional da Cebola, realizada anualmente no primeiro semestre.
Continua depois da publicidade
O evento atrai visitantes de todo o país, oferecendo uma programação diversificada que inclui exposições, shows e a oportunidade de conhecer mais sobre a produção e os produtos derivados da cebola.
Ituporanga é um exemplo de como a agricultura pode ser uma força motriz para o desenvolvimento local.