Diário Mais
As propriedades do solo, rico em potássio, a presença abundante de água e o interesse no avanço tecnológico na safra explicam o amor pela melancia
Na entrada de Uruana, os visitantes são recebidos com uma grande placa da melancia / Pexels
Continua depois da publicidade
A cidade de Uruana, localizada no interior do estado de Goiás, é conhecida nacionalmente como a capital mundial da melancia. O sucesso é tanto que, anualmente, o município produz 220 mil toneladas.
Em suma, esse número chega a ser absurdo em comparação à população local. Na nossa conta, cada habitante tem "direito" a 16 toneladas da fruta por ano.
Continua depois da publicidade
Mesmo com esse amor todo, existem lugares considerados proibidos. Veja também que o consumo de melancia é proibido em cidade do interior de SP.
Na entrada de Uruana, os visitantes são recebidos com uma grande placa da melancia.
Continua depois da publicidade
As propriedades do solo, rico em potássio, a presença abundante de água e o interesse no avanço tecnológico na safra explicam o amor pela melancia.
Outro ponto interessante é a realização da Festa da Melancia, que acontece no verão. Com apenas 14 mil habitantes, a cidade recebe 80 mil turistas.
Em mais de quarenta edições, o festival tem apresentações, desafios e até mesmo competições de voto popular, como a eleição da “Rainha da Melancia Anual”.
Continua depois da publicidade
O título de Capital da Melancia tem uma certa rivalidade por trás. Geograficamente, a região sul do Brasil tem índices de produção mais elevados em comparação ao interior de Goiás.
No entanto, devido ao envolvimento da população, o município de Uruana leva a fama.
O solo brasileiro produz cerca de 2.240.796 toneladas em uma área colhida de 101.975 hectares.
Continua depois da publicidade
De acordo com o site Wikipédia, distância entre a Capital da Melancia e Goiânia é de 140 km, com um tempo estimado de 2h24.
Já de São Paulo, obviamente, o trajeto é mais longo. Utilizando a BR-116, o caminho dura, em média, 5h51min.