Diário Mais

Cidade do interior ganhará parque com teatro, roda-gigante e teleférico

A proposta busca equilibrar lazer, preservação ambiental e incentivo ao turismo de forma acessível para todos

Luna Almeida

Publicado em 16/04/2025 às 17:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A concessão permitirá a implantação de novas atrações / Divulgação/PMSJC

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, avança no projeto de concessão do Parque da Cidade, com previsão de lançamento do edital nos próximos seis meses. O plano prevê transformar o espaço em um dos maiores polos turísticos e culturais do país, mantendo o acesso gratuito ao público. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A concessão incluirá a revitalização da antiga Fábrica da Tecelagem Paraíba e exige investimentos de R$ 100 milhões por parte do Governo do Estado e da iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Feriado de Páscoa sem agito? Conheça destinos tranquilos no interior de SP

• São José dos Campos, no interior de SP, é conhecida como 'Capital da Aviação'

• São José dos Campos foi a primeira smart city do Brasil; conheça

Além de preservar a natureza e o patrimônio histórico, a concessão permitirá a implantação de novas atrações. 

Entre as propostas estão uma roda-gigante, passarelas sobre as copas das árvores, teleférico e atividades náuticas no Rio Paraíba do Sul, todas respeitando as restrições ambientais da área de proteção.

Continua depois da publicidade

Concessão de 25 anos com contrapartidas obrigatórias

O contrato de concessão terá validade de 25 anos e incluirá exigências como a construção do Teatro Municipal, projeto previsto desde a década de 1950. 

O concessionário também será responsável pela restauração da Casa Olívio Gomes, reforma dos banheiros, implantação de uma nova praça de alimentação, cercamento do parque e manutenção do paisagismo de Burle Marx.

A Prefeitura aguarda a liberação dos galpões da antiga fábrica pelo Governo do Estado, o que deve ocorrer em até 60 dias. Após isso, o edital será publicado para que as obras, com previsão de duração de 30 meses, possam ser licitadas.

Continua depois da publicidade

Área verde continuará aberta ao público

O projeto não altera a gratuidade do acesso ao Parque da Cidade. Apenas atividades pontuais, como eventos privados e uso de espaços como o centro de convenções, poderão ter cobrança. A proposta busca equilibrar lazer, preservação ambiental e incentivo ao turismo.

Outras obras em andamento na cidade

Além da concessão do parque, a Prefeitura trabalha em outros projetos de revitalização. Estão previstos novos projetos para as praças do Sapo, Kennedy e Luiz Cury, além da possível transformação do antigo presídio feminino em uma praça. 

O Deck da Anchieta será ampliado com uma escadaria que ligará o centro ao Banhado, e as obras no Mercado Municipal devem ser retomadas com prazo de 18 meses para conclusão.

Continua depois da publicidade

Com a requalificação do Parque da Cidade e o conjunto de intervenções urbanas, São José dos Campos, também conhecida como 'Capital da Aviação', se prepara para ampliar sua presença no turismo cultural e ambiental do estado.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software