Diário Mais

Cidade do interior de SP tem um dos melhores carnavais do País; confira

Com cerca de 10 mil habitantes, a pequena cidade tem no carnaval o seu principal evento do ano, recebendo até 30 mil pessoas por dia de folia

Luna Almeida

Publicado em 19/11/2024 às 19:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A festa é inteiramente ao som das marchinhas que preenchiam as ruas na nossa infância / Divulgação/São Luiz do Paraitinga

Continua depois da publicidade

Com uma atmosfera única de pura alegria, o carnaval de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, atrai turistas de todo o Brasil. Localizada a pouco mais de 175 km da capital, pessoas de todas as idades invadem as ruazinhas que mais parecem pertencer aos filmes antigos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Enquanto inúmeros bloquinhos vagueiam de um lado para o outro, com os foliões animados seguindo atrás, outros grupos se concentram na praça principal da igreja ou na Praça de Eventos, do outro lado do rio. Tudo isso, com o som das marchinhas clássicas de plano de fundo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do interior de SP é famosa por ser a Terra da Uva; conheça

• Cidade do interior de SP realiza tradicional Natal Encantado; veja data e local

• Município do Litoral de SP terá comemoração do Carnaval dobrada; entenda

Devido à pandemia da Covid-19, nos anos de 2021 e 2022 não houve carnaval na pequena cidade do interior. Em 2023, o evento acabou sendo cancelado devido às fortes chuvas que atingiram a região.

Porém, este ano a festa voltou com tudo, e promete atrair ainda mais foliões no próximo ano.

Continua depois da publicidade

Por que é tão legal?

A festa é inteiramente ao som das marchinhas que preenchiam as ruas na nossa infância. 

São pelo menos 25 blocos que se apresentam entre sexta e terça-feira, e muitos deles surgiram espontaneamente por meio de manifestações populares, hoje integrando o Carnaval de São Luiz do Paraitinga.

Para completar, diversos shows complementam a festa na Praça de Eventos, com músicas comuns do feriado, como o axé.

Continua depois da publicidade

Na rua ao lado da praça, várias barracas de lanches, churros, crepes e bebidas, ideais para a hora da fome, deixam o passeio ainda melhor.

Mais de 150 mil pessoas são esperadas por ano no Carnaval de São Luiz do Paraitinga, vindas principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e interior e sudeste de Minas Gerais.

As famosas marchinhas de São Luiz do Paraitinga

O carnaval de rua da cidade, que precisou ser interrompido por algumas décadas, era um clássico nos anos 40. Ele retornou em 1981, sob influência do carnaval de samba do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

No entanto, a cidade sempre teve forte tradição em bandas musicais.

Em 1984, aconteceu a 1ª Edição do Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga, destacando esse produto cultural local.

Algumas marchinhas foram criadas, enquanto outras foram resgatadas dos anos de ouro. Hoje, a maioria dos moradores sabe de cor as mais de 2 mil marchinhas.

Continua depois da publicidade

Carnaval não-oficial de 2023

Totalmente preparada para a festa do ano, a cidade não contava com a forte chuva que causou uma grande enchente no distrito de Catuçaba, lembrando inclusive das trágicas tempestades de 2010, que destruíram parte da área histórica da cidade.

Com isso, a prefeitura acabou cancelando a tradicional festa em 2023, que marcaria o primeiro carnaval após a pandemia da Covid-19.

Porém, aproveitando que as chuvas deram uma trégua nos dias de folia, todos os blocos decidiram sair às ruas, para a alegria dos foliões.

Continua depois da publicidade

Alguns moradores afirmaram que a folia não oficial de 2023 lembrou os primeiros carnavais de marchinhas da cidade, nos anos de 1980, com a banda percorrendo as ruas de paralelepípedo a pé.

São Luiz do Paraitinga

Com cerca de 10 mil habitantes, a pequena cidade tem no carnaval o seu principal evento do ano, recebendo até 30 mil pessoas por dia de folia.

Outro fato importante é que é proibido por decreto municipal tocar tipos de música, durante o carnaval, que não pertençam ao gênero musical carnavalesco local.

Continua depois da publicidade

No ano de 2024, 26 blocos foram às ruas, junto com alguns outros alternativos desfilando em horários e trajetos diferentes dos oficiais. Enquanto isso, 13 bandas se apresentaram no palco de shows.

Incorporando a essência do carnaval com excelência, os músicos locais e foliões fantasiados com roupas coloridas, junto com os famosos bonecões dos desfiles, alegram as ruas da cidade nesses dias de festa. Este é, com certeza, um dos principais carnavais do país.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software