Diário Mais

Cidade do interior de SP é famosa por possuir águas medicinais que curam doenças: veja

Uma das atrações turísticas da cidade é a qualidade de suas águas medicinais, responsáveis por curar diversas doenças

Luna Almeida

Publicado em 04/11/2024 às 11:14

Atualizado em 05/11/2024 às 15:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Fonte Bom Jesus é famosa por possuir propriedades medicinais indicadas para a cura de diversas doenças / Divulgação/Prefeitura de Monte Alegre do Sul

Continua depois da publicidade

Próxima das margens do Rio Camanducaia e cercada por belas paisagens de serra, como a Serra de Caraguatá, uma das atrações turísticas mais famosas da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul é a qualidade de suas águas medicinais, responsáveis por tratar e curar diversas doenças.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A pequena cidade de cerca de 7 mil habitantes localizada no Vale do Camanducaia e que faz parte dos 11 municípios do grupo Circuito das Águas do Estado possui diversos atrativos aos turistas e visitantes, principalmente sua tranquilidade e águas medicinais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do interior de SP tem diversas cachoeiras incríveis; conheça

• Cidade do interior de SP é a capital nacional da cerâmica artística; conheça

• Cidade do interior de SP é eleita a 3ª melhor para se viver no Brasil

Atrativos

A Fonte Bom Jesus, uma das fontes mais procuradas na cidade, é famosa por possuir propriedades medicinais indicadas para a cura de diversas doenças, como artrose, artrite e doenças dermatológicas.

Dez das diversas fontes ficam bem no centro da cidade, que possui a arquitetura dos casarios. Enquanto isso, o Balneário Municipal oferece hidromassagem, banhos de espuma e imersão, ducha escocesa circular e saunas úmida e seca.

Continua depois da publicidade

Com uma queda d’água de dez metros, outra famosa atração turística, presente no Rio Camanducaia, é a Cachoeira da Andorinhas, por onde passa a revoada das andorinhas nas noites de verão e nos finais de tarde do inverno.

Apesar de ser uma cidade normalmente pacata, Monte Alegre do Sul se transforma na época do Carnaval, onde a festa é considerada uma das mais animadas do interior de São Paulo. Além disso, a produção de cachaça é uma das principais atividades econômicas da cidade, contando com mais de 20 alambiques.

História

Fundada em 1.900, um dos patrimônios de Monte Alegre do Sul é o Santuário do Senhor Bom Jesus, inaugurado em 1919, próximo de onde é celebrada a festa do padroeiro da cidade, em agosto.

Continua depois da publicidade

A cidade também é famosa por sua antiga Fazenda Experimental, onde foram plantadas as primeiras mudas de morango.

Com área de 351,7 hectares, é a atual sede do Polo Regional Leste da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Localização

A cidade fica a cerca de 140 km da capital paulista, o que torna perfeitamente possível para os moradores do litoral passarem o final de semana relaxando no campo. Por fim, Monte Alegre do Sul fica próxima de outros municípios considerados estâncias hidrominerais, como Amparo, Serra Negra e Socorro.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software