Além de "cidade da esperança", Itapevi também é popularmente chamada de "cidade dos telhados novos" e "cidade das rosas" / Hugopaiva2828/wikipedia
Continua depois da publicidade
Localizada a aproximadamente 35 quilômetros da Praça da Sé, em São Paulo, a cidade de Itapevi destaca-se como uma das mais vibrantes e em desenvolvimento da região metropolitana. Conhecida como a “cidade da esperança”, uma expressão que pode ser vista na parede de sua estação de trem, Itapevi carrega esse apelido como um símbolo de renovação e otimismo para seus habitantes e visitantes.
A proximidade com a capital e sua ligação direta por transporte ferroviário contribuem para o crescimento contínuo de seu comércio e indústria. Conheça também a cidade do interior de SP famosa que é conhecida como a 'Capital Nacional do Fusca'.
Continua depois da publicidade
Além de “cidade da esperança”, Itapevi também é popularmente chamada de “cidade dos telhados novos” e “cidade das rosas”. Com cerca de 300 mil habitantes, Itapevi tem expandido seu papel como um importante centro urbano no interior paulista.
A história da cidade remonta às origens indígenas, com o nome Itapevi vindo do Tupi-Guarani e significando “pedra chata e lisa” (Ita = pedra e pevi = chata e lisa). Ao longo dos anos, Itapevi tem preservado traços de sua história, ao mesmo tempo em que se projeta para o futuro com vigor.
Continua depois da publicidade
O desenvolvimento econômico de Itapevi tem ganhado reconhecimento nacional. Em 2014, a revista Exame classificou o município como a 9ª cidade com o maior desenvolvimento econômico do Brasil e a 1ª no estado de São Paulo.
Já em 2020, a mesma revista, com base em um estudo da Urban Systems, posicionou Itapevi como a 12ª melhor cidade para investir no comércio no Brasil e a 6ª melhor para investimentos na indústria. Esses dados refletem a capacidade de atração da cidade, que se tornou uma referência para empresários e investidores em busca de novas oportunidades.
Outro ponto que coloca Itapevi em destaque é o recorde mundial que conquistou em 2018. A cidade entrou para o Guinness Book ao ser oficializado o maior muro de grafite do mundo, obra do artista Eduardo Kobra, localizada na fábrica da Cacau Show, próxima à rodovia Castelo Branco.
Continua depois da publicidade
O mural impressionante reforça o dinamismo cultural e a criatividade de Itapevi, somando-se a outros aspectos que fazem dela não apenas uma cidade em expansão econômica, mas também um centro de esperança e de expressão artística no estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade