A grande quantidade e variedade de flores nas plantações favorece a produção / Unsplash/Christoph
Continua depois da publicidade
Há 221 km de São Paulo, a cidade de Itatinga é conhecida como a capital paulista do mel. Atendendo o Brasil e o mundo, o produto é fabricado e vendido por diversos produtores locais o ano inteiro.
Em uma cerimônia realizada em 2019, o título de Capital do Mel foi concedido pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Continua depois da publicidade
A grande quantidade e variedade de flores nas plantações, como as de laranja e eucalipto, favorece a produção de mel na região. Há tantas fontes de néctar, que os apicultores acabam conseguindo manter a produção o ano inteiro.
Apesar de ainda ser pequeno comparado aos outros países, o mercado nacional segue em crescimento, onde a exportação é o foco dos produtores. Segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, o Brasil vendeu quase 30 mil toneladas no ano passado, e as exportações foram feitas principalmente para os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Apesar de ser uma cidade tranquila e pacata, Itatinga atrai alguns visitantes interessados no turismo rural e em aprender mais sobre a produção de mel. A cidade também oferece a oportunidade de comprar mel artesanal direto dos produtores.