De acordo com a lenda, o portal estaria escondido na parte subterrânea da gruta, no centro de um labirinto / Internet/Reprodução
Continua depois da publicidade
A cidade de São Tomé das Letras, localizada no interior de Minas Gerais, é amplamente conhecida por seu caráter místico e pelas diversas lendas que a cercam.
Entre histórias de aparições de fadas, duendes, gnomos, OVNIs e extraterrestres, a cidade se tornou um ponto de encontro para místicos e curiosos em busca de experiências transcendentais.
Continua depois da publicidade
Entre as lendas mais interessantes está a de um suposto portal que conectaria São Tomé das Letras diretamente a Machu Picchu, no Peru.
Conheça também a 'Capital Mundial do Pão de Queijo', que fica em cidade do interior de Minas.
Continua depois da publicidade
Esse portal estaria localizado na região central da Gruta do Carimbado, uma caverna que atrai a atenção de turistas e estudiosos há décadas.
A ideia de que um simples passo nessa gruta poderia transportar uma pessoa para o famoso sítio arqueológico peruano fascina e intriga todos que visitam o local.
De acordo com a lenda, o portal estaria escondido na parte subterrânea da gruta, no centro de um labirinto. A passagem, explicada por teorias de física quântica e pela famosa Teoria da Relatividade de Albert Einstein, seria uma dobra no espaço-tempo, permitindo uma viagem instantânea entre os dois países, sem a necessidade de percorrer os 4,7 mil quilômetros que separam os dois pontos.
Continua depois da publicidade
Contudo, o mistério da Gruta do Carimbado ficou inacessível desde 2011, quando o Ministério Público Ambiental determinou o fechamento do local por questões de segurança e preservação ambiental.
Antes disso, já era difícil alcançar o centro do labirinto, pois o acesso estava comprometido pelo assoreamento e pela instabilidade do terreno.
O fechamento da gruta não diminuiu o fascínio que ela exerce sobre os moradores e visitantes de São Tomé das Letras.
Continua depois da publicidade
Apesar de as evidências científicas sobre a existência de tal portal serem inexistentes, a lenda persiste como parte do rico patrimônio cultural e espiritual de São Tomé das Letras.