Descoberta por moradores da Terceira Légua, a gruta teve uma capela inaugurada em 1949 / Tamiosso Motos/Youtube/Reprodução
Continua depois da publicidade
Embora tenha sido descoberto na Inglaterra, é no Brasil que estão localizadas as maiores reservas de grafeno do mundo. Porém, um município em específico é responsável por sua produção em massa: trata-se de Caxias do Sul, que também possui uma gruta visitada por aventureiros e religiosos.
Localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, o município possui uma altitude de 817 metros, sendo a maior cidade da Serra Gaúcha. Também é considerada a segunda cidade mais populosa do estado, superada apenas pela capital, Porto Alegre, e é a 47ª cidade mais populosa do Brasil.
Continua depois da publicidade
A história do município começa em 1875, quando os primeiros imigrantes italianos se mudaram para o local em busca de um lugar ideal para viver.
Dois anos após esse início, o local foi nomeado como Colônia de Caxias. Nesse meio tempo, mais imigrantes chegaram. Em 20 de junho de 1890, foi fundado oficialmente o município de Caxias do Sul, como homenagem ao Duque de Caxias.
Continua depois da publicidade
Porém, foi apenas em 1º de junho de 1910 que o município foi elevado à categoria de cidade, e sua denominação atual foi oficializada por meio de um decreto em 1944.
Próximo à Fábrica da Tradição, passando por uma ramificação da Estrada do Imigrante, na Terceira Légua, está a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Para chegar até ela, deve-se descer cerca de 150 degraus. No caminho, há um mirante com uma cruz e vista para uma cascata de 40 metros de altura.
Continua depois da publicidade
Descoberta por moradores da Terceira Légua, a gruta possui uma capela inaugurada em 1949, com bancos de madeira voltados para a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Ao lado dela, um filete de água gelada escorre pela rocha.
A gruta ainda celebra missas sempre no segundo domingo de cada mês.
Os aventureiros também têm espaço garantido no local, que conta com um ponto para escalada e rapel, com mais de 40 vias de acesso.
Continua depois da publicidade
Caxias do Sul oferece diversos atrativos para os turistas. Um dos grandes destaques é a Quinta São Luiz. Com o conceito de Food Market, o espaço é composto por uma série de restaurantes que oferecem diferentes estilos culinários.
Além disso, o local conta com um Business Center, atrações culturais e um espaço para eventos corporativos e sociais. A parte superior abriga um prédio residencial.
Já o Jesus Terceiro Milênio, instalado no alto do morro do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, está voltado na direção dos moradores de Caxias do Sul.
Continua depois da publicidade
A vista do local é considerada uma das mais belas do município. O acesso é feito pelo próprio parque, e não há cobrança de ingresso.
O município também é conhecido pela Cantina Tonet, uma vinícola próxima à região central, na Linha 40. O espaço é composto por videiras, onde se explicam métodos de cultivo e variedades. O tour segue pelos tanques de fermentação e pela cave, onde ocorre o envelhecimento de 20 mil garrafas, finalizando com uma degustação.
Descoberto em 2004 por Konstantin Novoselov e Andre Geim, na Universidade de Manchester, na Inglaterra, o estudo que revelou o grafeno rendeu aos cientistas o Prêmio Nobel de Física em 2010.
Continua depois da publicidade
Considerado 200 vezes mais resistente que o aço, superando até o diamante, uma folha de grafeno de um metro quadrado pesa apenas 0,0077 gramas e é capaz de suportar até quatro quilos.
Além de resistente e leve, o grafeno também é impermeável, o que o torna ideal para itens de segurança, como coletes e capacetes.
Adquirido por meio do carbono, suas moléculas são quebradas, e os átomos de carbono são depositados na superfície geográfica. Esse processo contribui para a produção de um grafeno mais resistente e com estrutura perfeita.
Continua depois da publicidade
Além de contar com diversos pontos históricos, águas termais e belezas naturais, o município de Araxá, localizado no interior de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, também é conhecido por abrigar a maior parte das reservas de nióbio do Brasil.
Segundo dados do IBGE de 2024, o município possui 117.677 habitantes, sendo o 28º mais populoso do estado. Além disso, a cidade se consolidou como polo turístico a partir da década de 1940, com a inauguração do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro, situado no Parque do Barreiro.