Cerimônia do Oscar 2025 está cercada de rumores em relação ao seu possível cancelamento / Mirko Fabian/Pexels
Continua depois da publicidade
Mesmo com diversos rumores sobre um possível cancelamento do Oscar 2025, devido aos incêndios em Los Angeles, uma outra ocasião colocou em cheque a realização da principal cerimônia do cinema: a Segunda Guerra Mundial.
Se no período de pandemia o evento foi adiado em quase três meses, durante a Guerra a 14ª edição quase foi cancelada por conta da entrada dos Estados Unidos no conflito, logo após os ataques dos japoneses à base naval Pearl Harbor, no Havaí.
Continua depois da publicidade
Em 1942, a disputa entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e União Soviética/URSS), fez a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ter certo receio em fazer algo para desrespeitar o clima do período.
Por conta disso, a cerimônia chegou brevemente a ser suspensa, até vir a ideia de ser concebida uma premiação mais séria e que fizesse jus ao cenário da época.
Continua depois da publicidade
A então Presidente da Academia, Bette Davis, foi responsável por conduzir a premiação e apresentou diversos planos possíveis.
Entre os citados estavam mover a cerimônia de um salão para um auditório, assim como um show ao vivo no lugar do jantar de comemoração. Até mesmo a venda de ingressos ao público, onde a renda seria revertida à Cruz Vermelha.
A 14ª edição do Oscar aconteceu em 26 de fevereiro de 1942, mas em uma versão totalmente simples e séria. Com o pós-festa cancelado, mulheres usaram vestidos menos sofisticados e homens escolheram por ternos ao invés de smokings. Já os apresentadores Jimmy Stewart e Donald Crisp, vestiram uniformes militares.
Continua depois da publicidade
Os vencedores em questão terminaram sendo:
Filme: "Como Era Verde o Meu Vale"
Diretor: John Ford
Ator: Gary Cooper
Atriz: Joan Fontaine
Ator Coadjuvante: Donald Crisp
Atriz Coadjuvante: Mary Astor
Roteiro Original: "Cidadão Kane"
Roteiro Adaptado: "Que Espere o Céu"