Casar no civil pode dar menos dor de cabeça se for organizado com atenção às burocracias / Pexels
Continua depois da publicidade
Organizar um casamento civil pode parecer um desafio burocrático, mas, com a orientação certa, o processo pode ser mais simples e tranquilo. Desde a escolha do regime de bens até os documentos necessários para o registro no cartório, cada etapa exige atenção para evitar imprevistos e garantir que a oficialização aconteça sem complicações.
Pensando nisso, a plataforma iCasei elaborou um guia prático para ajudar os noivos a passarem por este momento com segurança e agilidade. “Nosso objetivo é oferecer informações claras e acessíveis, para que os casais saibam exatamente o que precisam fazer e possam focar no que realmente importa: celebrar esse momento especial”, destaca Diego Magnani, CCO do iCasei.
Continua depois da publicidade
Além dos documentos básicos e do tempo de espera, a escolha do regime de bens é um ponto fundamental que impactará na administração do patrimônio do casal ao longo da vida. Em alguns casos, pode ser necessário um pacto antenupcial, o que acrescenta uma etapa extra ao processo.
Para dar início ao processo de casamento civil, é fundamental reunir os documentos corretos. Os noivos devem apresentar:
Continua depois da publicidade
O regime de bens define como será administrado o patrimônio do casal durante o casamento. As principais opções incluem:
O valor do casamento civil varia conforme o estado e o cartório, mas, em média, os custos ficam entre R$500 e R$1.000 – incluindo taxas administrativas e o registro de pacto antenupcial, se necessário. O processo pode levar de 30 a 60 dias, devido à publicação do edital e a eventuais exigências do cartório.
Além do tradicional casamento em cartório, há outras opções disponíveis para os noivos:
Continua depois da publicidade
Está organizando um casamento na praia? Este passo a passo pode te ajudar. Aqui, nós temos mostramos a cidade que já realizou quase 200 casamentos só em 2024.